Cavalgada popular reúne trabalhadores do campo e da cidade na BA

A atividade teve início na comunidade de Oiteiro e percorreu 14 km, passando por algumas comunidades rurais da região.

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

 

Na tarde do último sábado (16), cerca de 650 Sem Terra realizaram a 1º Cavalgada do Pré  Assentamento Herdeiros do São João, em Prado, no Extremo Sul da Bahia. 

Com objetivo de fortalecer a unidade entre os trabalhadores do campo e da cidade, participaram da cavalgada moradores dos municípios de Itamaraju, Caravelas, Teixeira de Freitas e Alcobaça.

A atividade teve início na comunidade de Oiteiro e percorreu 14 km, passando por algumas comunidades rurais até chegar no assentamento. 

Ao final do percurso foi servido um jantar, acompanhado por apresentações com os animais adestrados e sorteios de galinhas assadas, camisas, um carneiro e uma égua.

De acordo com Valquiria de Jesus, da direção estadual do MST, a cavalgada ajuda no resgate e valorização da cultura camponesa na região, fortalecendo os laços de unidade nas comunidades e povoados com as famílias Sem Terra.

Pensando nisso, Alessandra, assentada e educadora no MST, afirmou que a cavalgada apresentou à população um pouco da identidade camponesa e o comprometimento do MST com a promoção da cultura.

Relação com a sociedade

O evento é resultado da ação conjunta entre trabalhadores e trabalhadoras pré assentadas, com diversas comunidades rurais vizinhas e parceiros do MST na cidade.

Para Paulo Cesar, da direção estadual, a cavalgada cumpriu a função primordial de divulgar a luta do Movimento, além de ampliar as relações entre os trabalhadores do campo e da cidade.

“Esse momento é muito importante, pois os trabalhadores desenvolvem a cultura regional dentro do assentamento e ao mesmo tempo criam novas relação com a sociedade”, disse. 

“A cavalgada demostrou à população, em especial os da cidade, a importância da luta pela Reforma Agrária como garantia de desenvolvimento sócio político e econômico à região”, concluiu Cesar.