Sem Terra realizam ato contra fechamento de escola no Ceará

A atual gestão do município tem tomado iniciativas como deslocar os educandos do 3º ao 5º ano para outra comunidade.

V.jpg

Por Aline Oliveira
Da Página di MST

Na manhã desta terça-feira (16), cerca de 200 manifestantes marcharam pelas ruas do município de Itarema (CE) seguindo até a prefeitura municipal, com o objetivo de denunciar o fechamento da escola de Ensino Fundamental Raimundo Ezequiel Ferreira, localizada no assentamento Morro dos Patos, e também cobrar da prefeitura a construção de uma creche em período integral para as crianças menores.

O secretario de educação recebeu uma comissão para negociar a pauta.

A escola, fruto da luta dos trabalhadores e trabalhadoras, foi fundada em 1997 e sempre atendeu às necessidades da comunidade, escolarizando crianças, jovens e adultos e atendendo nas áreas sociais e religiosas.

Desde 2013, a atual gestão do município, no entanto, tem tomado iniciativas como deslocar os educandos do 3º ao 5º ano para outra comunidade, dependendo de transporte escolar, não oferecendo segurança e qualidade para as crianças.

 

12714303_1043291525735300_1466877857_n.jpg
Legenda

Para o MST o ato de fechar escola é crime, está previsto na lei nº 12.960 de 2014, que se refere ao fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas e a resolução nº 02/2008, que estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de politicas públicas de atendimento à Educação Básica do Campo.

Ressalta ainda no artigo 3º que “a educação infantil os anos iniciais serão sempre oferecidos nas próprias comunidades rurais, evitando-se os processos de nuclearização de escolas e o deslocamento das crianças”.

Diante da situação, pais, educandos/as educadores/as e comunidade seguem lutando por uma escola de qualidade no e do campo, além de garantir a segurança e bem estar destes sujeitos.