Sem Terra ocupam Sedu após secretário ignorar pauta sobre educação

Entre as reivindicações dos Sem Terra está a continuidade do projeto de educação das escolas de assentamentos do estado.

 

seduocupação.jpg

Da Página do MST 

Cerca de 500 Sem Terra seguem acampados em frente à Secretaria Estadual de Educação (Sedu), em Vitória (ES), na tentativa de avançar as discussões sobre a educação do campo no estado. 

Na tarde de ontem (16), os trabalhadores foram recebidos com portas fechadas ao chegar na secretaria. Como forma de protesto e repúdio ao não atendimento, os Sem Terra ocuparam a Seduc. Após horas de negociação, uma comissão foi recebida pelo secretário Haroldo Rocha para debaterem as reivindicações sobre pedagogia da alternância e propostas para as escolas dos assentamento. 

Segundo Mariana Motta, da direção estadual do Movimento, a reunião foi ineficiente em relação às pautas apresentadas pelo Movimento, por isso, a ocupação vai continuar por tempo indeterminado. 

“Em nossa conversa nenhuma das pautas foi atendida, foi uma reunião ineficaz para o Movimento e, consequentemente, para a educação do campo. Como o secretário se nega a negociar, seguiremos com a ocupação permanente. Estamos aqui lutando pela educação do campo, que é um direito de cada um de nós”, afirma.

Entre as reivindicações dos Sem Terra está a continuidade do projeto de educação das escolas de assentamentos do estado; o reconhecimento imediato da pedagogia da alternância em tempo integral nas escolas do campo; a aprovação das diretrizes operacionais das escolas dos assentamentos; a nucleação de turmas das escolas do campo. 

As ações pela educação acontecem em todo o estado desde o começo do mês de fevereiro. Já foram realizadas ocupações na sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Vitória, e na Secretaria Regional de Educação do município de São Mateus.
 

20160216_163001.jpg