Sem Terra ocupam fazenda Martinópólis em São Paulo

O Movimento afirma que a terra é do Estado e deve ser destinada para fins de Reforma Agrária.

a8980d93-a5c9-414f-aff6-7b43f6900a6d.jpg

Do Setor de Comunicação do MST São Paulo

Na manhã desta segunda-feira (14), cerca de 400 famílias do Acampamento Alexandra Kollontai ocuparam a fazenda Martinópolis pela décima sexta vez.

A área fica localizada no município de Serrana, estado de São Paulo e embora ela seja reivindicada pela Usina Martinópolis, há anos é arrendada para a Usina Nova União. Ambas as usinas estão afundadas em dívidas e o Movimento exige a posse da área imediatamente.

“Nós entendemos que há três décadas a fazenda pertence ao Estado, porque a Usina Martinópolis não paga o ICMS desde então. Mas, entra ano, sai ano e o calote continua”, afirma direção regional do MST.

Capangas da Usina vem amedrontando as famílias Sem Terra e agrediram trabalhadores acampados, os ameaçando para que desistissem da luta e fossem embora, caso contrário tocariam fogo nos barracos.

No entanto, as famílias seguem em luta. O processo se encontra nas mãos do governador de São Paulo, Geraldo Alckimim, pronto para ser assinado.

O acampamento Alexandra Kollontai luta pela reforma agrária na fazenda Martinópolis há cerca de 08 anos. “Esta terra é da Reforma Agrária e o Estado tem o dever de assentar as famílias. Por isso, nós não sairemos mais daqui”, ressalta direção do Movimento.