No Incra, MST e MAB tratam sobre ocupação de fazenda em Lagoa Vermelha

O intuito é discutir sobre a ocupação da fazenda Gazola, em Lagoa Vermelha, no Nordeste do Rio Grande do Sul, e apresentar uma pauta de reivindicações ao governo federal.

Da Página do MST

Integrantes do MST e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participam nesta terça-feira (15), de uma audiência no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Porto Alegre. O intuito é discutir sobre a ocupação da fazenda Gazola, em Lagoa Vermelha, no Nordeste do Rio Grande do Sul, e apresentar uma pauta de reivindicações ao governo federal.

A ocupação da fazenda aconteceu na madrugada desta segunda-feira (14), no Dia Internacional de Luta Contra as Barragens, por cerca de 500 trabalhadores sem terra e atingidos por barragens. Eles denunciam a grilagem e o arrendamento da área, que tem em torno de 500 hectares, e a reivindicam para o assentamento de famílias acampadas no estado.

A  audiência está prevista para acontecer às 14h30 e entre as demandas a serem apresentadas está a criação da Política de Direitos à População Atingida por Barragens (PNAB); a aquisição de áreas para a instalação de todas as famílias sem terra acampadas, atingidas e expulsas por barragens; e o reconhecimento definitivo do Assentamento Dom Orlando Dotti, no município de Esmeralda, que ainda sofre com a falta de acesso à água potável, estradas e casas, entre outros problemas de infraestrutura.