“A luta é para garantir a democracia”, afirma Frente Brasil Popular

“É um absurdo o Poder Judiciário passar por cima do Poder Executivo e vazar a conversa para imprensa”

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

 

Após o juiz Sérgio Moro ter vazado uma conversa entre a Presidente da república, Dilma Rousseff, e o ex-presidente e atual ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, na noite da última quarta-feira (16), instaurou-se um clima de revolta nos trabalhadores e trabalhadoras. 

A Frente Brasil Popular na Bahia, formada por diversos movimentos e organizações populares, diante do ocorrido, afirma que “é um absurdo o Poder Judiciário passar por cima do Poder Executivo e vazar a conversa para a imprensa”. Diz ainda que a ação é ilegal e precisa ser apurada com seriedade e em caráter de urgência.

Pensando nisso, a Frente se reuniu na manhã de quinta-feira  (17), na sede da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em Salvador, para ampliar o debate em torno das lutas da sexta-feira (18), analisar o método construído pela extrema direita para atacar a democracia e fortalecer as articulações contra a política golpista em curso. 

Cenário Político

Avaliando o atual cenário político, os trabalhadores afirmam que está acontecendo um processo em que as forças das classes estão sendo medidas, “aparadas por um Estado burguês que quer, a qualquer custo, derrubar a democracia brasileira”. 

Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás, enfatiza que a proposta da extrema direita, que está nas ruas e no poder, é inviabilizar o Governo, isolando a presidenta. “Precisamos fazer a disputa nas ruas e uma gigantesca manifestação”, diz. 

A Frente salienta também, que as lutas são para garantir a democracia e “este é o momento da classe trabalhadora ocupar as ruas”.