UFT se prepara para receber a 3°Jornada Universitária

O objetivo deste ano, segundo os educandos e professores é relembrar o massacre de Eldorado de Carajás – que em 2016 completa 20 anos -, e também a morte do padre Jósimo Moraes.

Da Página do MST 

A Universidade federal de Tocantins (UFT), vai realizar entre os dias 9 e 10 de maio, a 3° Jornada Universitária da Reforma Agrária. 

O objetivo deste ano, segundo os educandos e professores é relembrar o massacre de Eldorado de Carajás – que em 2016 completa 20 anos -, e também a morte do padre Jósimo Moraes, coordenador da Pastoral da Terra (CPT), assassinado em 1986 a mando de fazendeiros da microrregião do Bico do Papagaio (atual estado de Tocantins) por sua defesa dos trabalhadores rurais.

No ano passado a Jornada Universitária que teve como tema, “Conflitos Agrários na Região do MATOPIBA”  foi realizada pelo curso de Educação do Campo da UFT de Tocantinópolis. 
Foram realizadas diversas atividades, seminários e debates com a temática camponesa na universidade. 

A Jornada Universitária, que também acontece em cerca de 50 universidades nas quais o MST tem parcerias, tem o objetivo de levar o debate da Reforma Agrária e a luta do campo para o cotidiano das universidades e, assim, abrir um canal de diálogo e formação com os estudantes.