​Na UFRB, Movimentos apontam a formação política como estratégia de luta

Militantes debateram o atual cenário político e encaminharam a criação de um Comitê Contra o Golpe.

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

O campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, foi palco, nesta terça-feira (29), de um grande ato em defesa da democracia, com diversas representações e lideranças dos movimentos populares do campo e da cidade, que estão construindo as lutas contra o golpe no estado. 

“Pelos direitos da luta, eu não fujo”, esse foi o sentimento que envolveu todos durante o ato, provocando uma reflexão sobre os desafios que a classe trabalhadora possui e apontando como estratégia de luta a formação política e as mobilizações.

Cerca de 100 pessoas debateram o atual cenário político e encaminharam a criação de um Comitê Contra o Golpe que servirá como espaço para centralizar e organizar as lutas em defesa da democracia. 

De acordo com Sebastião Lopes, do MST, não podemos esperar o ônibus da história, “é chegada hora de partimos em marcha rumo ao socialismo”.

“O atual cenário político aponta a necessidade de levantarmos coletivamente um novo projeto para o país. Para isso, é preciso partir do imediato, defender nossas conquistas e pautar a transformação social como base política de uma nova sociedade. Sem ocupar as ruas, nada disso será possível”, destacou.

Compreendendo a necessidade de avançar nas lutas, durante o espaço, foi proposto e encaminhado realizar um amplo debate dentro da Universidade no mês de abril e garantir a participação no Dia Nacional de Mobilização, 31 de março.