Alto sertão sergipano realiza curso sobre Realidade Brasileira

O curso tem o objetivo de contribuir com o processo de formação da juventude a partir da realidade local e do Brasil, bem como possibilitar um espaço de dialogo e intercâmbio da juventude dos movimentos sociais

fffsd.jpg

Do Coletivo de Comunicação do Sergipe

Durante os dias 01 a 03 de abril, o Assentamento Queimada Grande, no município de Poço Redondo, recebeu a segunda etapa do curso Realidade Brasileira, que teve como tema, a formação étnica e cultural do povo brasileiro.

Realizado em seis etapas, o curso tem o objetivo de contribuir com o processo de formação da juventude a partir da realidade local e do Brasil, bem como possibilitar um espaço de dialogo e intercâmbio da juventude dos movimentos sociais. Além de, estimular processos de organização dessa juventude que tenha como resultado ações que visem a transformação da realidade.

O curso é desenvolvido com a metodologia da pedagogia da alternância. Durante três dias, os participantes têm explanações teóricas sobre temas como a formação econômica do Brasil e questão agrária. Depois realizam trabalhos práticos que são desenvolvidos em suas comunidades com o intuito de provocar a interação dos jovens com a realidade local, e possibilite que a formação não se limite ao espaço teórico, em uma compreensão de que o conhecimento obtido deve ser transmitido para a comunidade.

A atividade é fruto da articulação da juventude dos movimentos do campo, entre eles, o MST, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e a Pastoral Juventude Rural (PJR). A participação também foi ampliada para outros setores da sociedade, como os estudantes da Universidade Federal de Sergipe – Campus Sertão e do Colégio Estadual Dom José Brandão de Castro.
 

jjjjj.jpg