Sem Terra realizam terceira edição da Jornada Universitária em GO

Realizada com o apoio de três universidades, alunos, professores e militantes discutem a Reforma Agrária e relembram o massacre dos Carajás.

Por Luciana Mendonça
Da Página do MST

Começou nesta terça-feira (4) e segue até o dia 23 de abril a Terceira Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na cidade de Goiás. O evento promove o diálogo entre o MST e as instituições de ensino superior com a participação de militantes, professores e estudantes, que se dividirão entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG) para acompanhar as atividades programadas. 

O objetivo do evento é criar canais de diálogo nos espaços da universidade e assim debater questões que envolvam a luta pela Reforma Agrária e a construção de um projeto popular para o país. 

A Jornada desse ano também é especial porque relembra os 20 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996 – Dia Internacional da Luta pela Terra. Até hoje, mandantes e executores da ação seguem impunes. 

Portanto, o objetivo é também recordar o episódio e denunciar a violência e impunidade no campo e a defesa da Reforma Agrária como instrumento fundamental de superação da desigualdade social, econômica e política, e da violência e degradação ambiental. 

A mesa de abertura contou com a participação de Lisandra Passos, diretora do IFG, Maria Meire, diretora da UFG Campus Cidade de Goiás, Paulo Cantanheide, diretor da UEG/ Campus Goiás, Isaías Araújo, da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Euzamara de Carvalho, MST. 

Abaixo segue a programação do evento: 

cartaz.jpg