Sem terra recebem máquinas e equipamentos para agroindústrias familiares

Ação resulta da persistência e da organização das famílias na produção, que finalmente recebem o fruto do convênio com o Incra.Os implementos ajudarão a fortalecer o cooperativismo nos assentamentos de duas regiões de Minas Gerais.

DSC07124.JPG

Da Página do MST

Por Geanini Hackbardt

Assentados da Reforma Agrária de Minas Gerais receberam da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), nesta segunda-feira (11/04), mais de 160 máquinas e equipamentos para cinco agroindústrias de derivados da cana de açúcar.

A entrega resulta de um convênio entre o Governo de Minas Gerais e o Incra para o desenvolvimento agroindustrial em cinco assentamentos. Três delas se localizam na região do Norte de Minas (Estrela do Norte, Darcy Ribeiro e São Francisco II) e dois na região metropolitana de Belo Horizonte (Comunidade Resistência e Ho-Chi-Minh).

Com o maquinário, 160 famílias serão beneficiadas nas agroindústrias, que terão a capacidade de absorver 20 mil litros por unidade, durante a safra. Além de cachaça artesanal, os equipamentos serão usados para fabricação de rapadura e açúcar mascavo, que fazem parte do cardápio da alimentação escolar. Há também a possibilidade de produção de álcool combustível na micro destilaria.

A infraestrutura para a instalação dos equipamentos está sendo preparada e a expectativa é que a produção seja iniciada ainda neste ano.

O coordenador regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Renato Pires, destacou a importância da entrega para a consolidação da reforma agrária.

“A chegada dos equipamentos fortalece o cooperativismo na região, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias assentadas”, disse.

O convênio com o Incra estava parado desde 2012 e foi retomado este ano, o que segundo o secretário de Desenvolvimento Agrário, Glenio Martins, demonstra a vontade do Governo de Minas Gerais em contribuir para o avanço da reforma agrária no Estado.

“Graças ao esforço do nosso governo conseguimos destravar essa pauta e atender à demanda antiga dos assentados da reforma agrária”, disse Martins, ao representar o governador Fernando Pimentel na solenidade realizada no assentamento Estrela do Norte, onde será o centro de armazenamento, envase e distribuição dos produtos.

 

DSC07132.JPG

Veredas da Terra

A expectativa do movimento é que com o investimento na micro destilaria as atividades da Cooperativa Camponesa Veredas da Terra irão avançar. Atualmente, os assentamentos produzem e vendem, via cooperativa, uma série de produtos típicos da região do Norte de Minas, como a geleia de umbu, o doce de castanha de baru, além da cachaça artesanal da marca Veredas da Terra.

“Temos assentamentos hoje que já estão exportando sementes para países como a Venezuela”, conta Felipe Russo, coordenador do Projeto de Assentamento Estrela do Norte, sede da Veredas da Terra.

Festival da Reforma Agrária

Durante a solenidade de entrega, que contou com a presença do superintendente regional do Incra, Gilson de Souza, houve a realização de feira livre com os produtos da reforma agrária.

Na ocasião, também foram lançados na região a Mostra de Poesia “Versando a Luta” e o Festival de Música “Da luta brotam vozes de Liberdade”, atrações do Festival Nacional da Reforma Agrária, que será realizado em Belo Horizonte de 20 a 24 de julho. As inscrições são gratuitas, estão abertas até 31 de maio e podem participar integrantes do movimento, artistas e a população em geral.

Leia mais aqui.