Na Bahia, Sem Terra montam sala de aula em frente a Secretária de Educação

Com lápis, caneta e uma uma lona preta estendida no chão, os trabalhadores pautam a construção de novas escolas e reivindicam melhores estruturas às já existentes.

 

IMG_0398.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Na manhã dessa quarta-feira (20), cerca de quatro mil trabalhadores Sem Terra montaram uma sala de aula na Secretaria de Educação para denunciar o descaso e a morosidade do órgão público e do Governo do Estado em atender as reivindicações entregues há mais de um ano.

Com lápis, caneta  e uma uma lona preta estendida no chão, os trabalhadores pautam a construção de novas escolas e reivindicam melhores estruturas às já existentes.

Essas demandas fazem parte de uma pauta construída e entregue no ano passado e que o Governo do Estado não cumpriu.

Publicamente, o governador Rui Costa, afirmou aos trabalhadores que iria construir 10 escolas nos assentamentos de reforma agrária. Quatro em 2015 e seis em 2016. Porém, nenhuma escola foi construída.

IMG_0583.jpg

 

Os Sem Terra reivindicam ainda, o acesso a uma série de políticas públicas que garantam o desenvolvimento e o fortalecimento da educação nos assentamentos e acampamentos.

De acordo com Lucineia Durães, da direção do MST, é inadmissível a postura omissa do governo em não cumprir com os acordos assumidos com a classe trabalhadora. “Por isso, retornamos a nossa pauta para a ordem do dia”.

Com a sala montada, cerca de 100 estudantes pretendem realizar um processo de formação política, com mística e animação, enquanto estiverem mobilizados em Salvador, com o objetivo de pressionar a secretaria a atender os pontos de pauta.

 “Não aceitamos este descaso e exigimos que possa ser construída uma política de educação do campo”, afirma a direção do Movimento.

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária e reafirma o compromisso de continuar mobilizando e defendendo melhores condições de vida para o campo brasileiro.