MST lança nota para denunciar truculência na sede do Governo de Mato Grosso

Após percorrerem em marcha a sede do Governo para protocolarem suas pautas, os militantes foram recebidos com armas por parte dos seguranças, ignorando a presença de crianças na mobilização.

WhatsApp-Image-20160428(1).jpg

 

Da Página do MST

 

O MST no Mato Grosso lançou na manhã desta quinta-feira (28) uma nota para expor a situação de truculência envolvendo a Secretaria de Educação do Governo do Estado de Mato Grosso. Após percorrerem em marcha a sede do Governo para protocolarem suas pautas, os militantes foram recebidos com armas por parte dos seguranças, ignorando a presença de crianças na mobilização.

Confira o texto completo divulgado pelo Movimento:

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO MST

Nesta manhã, 28 de abril, a Marcha “POR REFORMA AGRÁRIA, DEMOCRACIA E CONTRA A IMPUNIDADE” dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra De Mato Grosso (MST MT), aproximadamente 500 pessoas, percorreu o Centro Político Administrativo do Governo para  protocolar a pauta de reivindicações.

A direção do MST informa que na Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT), os Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra foram recebido com armas pela segurança, sem se importarem com a presença das crianças.

A direção reafirma que  o movimento é pacífico. Não houve nenhum ato de violência por parte do movimento. A principal pauta do Movimento, que acontece em todo o país, é agilidade na  Reforma Agrária, paralisada há vários anos em Mato Grosso.

Entre as principais questões abordadas estão a segurança e soberania alimentar, ameaçadas pelo agronegócio através da expansão de monoculturas, a degradação ambiental e a utilização de agrotóxicos e a questão de gênero, rejeitada e descriminada em uma sociedade machista.

O MTS, neste momento, encerrou a caminhada pelo Centro Político Administrativo do Governo para protocolar as reivindicações e já estão no acampamento na sede do INCRA.

A programação do MST segue até domingo, quando participa da atividade do o 1º de maio que está sendo organizado pelas entidades que compõem a Frente Brasil Popular de Mato Grosso. As atividades terão início com uma caminhada, partindo do Acampamento do MST que está instalado Superintendência Regional do Incra no Mato Grosso, às 15h e terminará na Praça do Bairro do CPA, com uma Assembleia do Trabalhador  que contará com a animação de bandas regionais.