MST ocupa latifúndios no Pontal do Paranapanema

Ao todo são 32 mil hectares na região reconhecidos como terras públicas devolutas e o MST reivindica que sejam destinadas para a Reforma Agrária.

 

 

Da Página do MST

 

 

A segunda-feira amanheceu com dois latifúndios ocupados na região do Pontal do Paranapanema (SP). As famílias Sem terra montaram acampamentos, simultaneamente, nas fazendas Santa Cruz (100 famílias), em Mirante do Paranapanema e Nazaré (150 famílias), em Marabá Paulista. Ambas as áreas já foram reconhecidas pelo STF como sendo devolutas.

A fazenda Nazaré, de  4.850 hectares, está com o pedido de cancelamento de matrícula em tramitação e agora o MST reivindica que o Estado tome posse, antecipando de forma imediata  30% da área para assentamento emergencial das famílias acampadas.

No caso da fazenda Santa Cruz, de 1300 hectares,  há 17 famílias assentadas em 30% da área e a reivindicação é que os outros 70% sejam imediatamente transformados em assentamento.

Assim como as fazendas Nazaré e Santa Cruz, existem outras áreas na mesma situação no Pontal do Paranapanema. No total são 32 mil hectares reconhecidos como terras públicas devolutas e o MST reivindica que sejam destinadas para a Reforma Agrária.

Em 2014 foi assinado um convênio entre o Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para arrecadação das áreas devolutas, no entanto, nenhuma família foi assentada ainda. Atualmente há cerca de 500 famílias acampadas na região.