1° de Maio é marcado pela luta dos Sem Terra no Mato Grosso do Sul

Duas grandes ações foram realizadas no estado para refirmar a luta pela Reforma Agrária MT

Acampamento Olga Benário (3).jpg

 

Por Karina Vilas Boas
Da Página do MST

 

No último domingo 1º de maio, diante do cenário político nacional, em que direitos históricos e conquistas sociais dos trabalhadores estão ameaçados e a democracia está correndo sérios riscos, o MST de Mato Grosso do Sul, em protesto e reivindicação aos direitos das famílias acampadas e assentadas, realizou duas fortes ações no estado, durante este final de semana, que antecedeu a data simbólica e de luta.

A primeira ação aconteceu com a ocupação de um latifúndio, localizado na BR 163, entre Naviraí e Itaquirai, próximo ao trevo, com cerca de 500 famílias, que se mantém no local, reivindicando a Reforma Agrária. 

O movimento também reforçou, durante todo o final de semana, a vinda de famílias para o acampamento Olga Benário, que fica localizado às margens da BR 262/MS, entre Campo Grande e Terenos.

 

Acampamento Olga Benário (5).jpg

No momento cerca de 100 famílias estão acampadas e montando seus barracos. Essa ação se deu após a declaração da deputada federal, Tereza Cristina (PSB), a imprensa no último dia 12 de abril.

A deputada disse que: “há dezenas de fazendas improdutivas na região que poderiam ser desapropriadas pelo Incra para assentamento”, portanto chamamos a atenção da parlamentar, que não está cumprindo com os seus deveres como deputada federal, pois, poderia indicar ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tais propriedade.

 

Acampamento Olga Benário (4).jpg

O Movimento reafirma sua posição no campo em defesa da Reforma Agrária Popular, da demarcação de terras indígenas e da democracia.