Mensagem de Frei Henri às famílias do Acampamento “Frei Henri”, no Pará

Em carta, Henri se solidariza e reafirma seu compromisso de luta pela Reforma Agrária.
foto henri 2 (1).jpg

 

Da Página do MST 

Diante dos recentes ataques ao acampamento Frei Henri, localizado na fazenda Fazendinha, em Curionópolis, no Pará, o próprio Frei Henri Burin des Roziers resolveu se manifestar.

Em carta enviada ao MST, des Roziers reafirma sua solidariedade e pede força e resistência a todos aqueles que lutam pela Reforma Agrária no Brasil. 

Leia o texto na íntegra: 

Paris, 08 de maio de 2016

Meus companheiros e amigos,

Estou sendo informado pelo pessoal da CPT de todos os acontecimentos preocupantes que têm atingido o acampamento de vocês, que, aliás, para minha honra, leva meu nome, e me sinto muito orgulhoso disso.

Quero dizer, com muita força, que estou totalmente solidário a vocês. Se tivesse a possibilidade, fretaria um avião para chegar logo no meio dos meus queridos acampados, e enfrentar esses fazendeiros/grileiros. Infelizmente estou doente, deitado, sem poder me levantar. Estou bem consciente da dificuldade de vocês, do perigo desses fazendeiros e da trincheira que eles construíram.

Mas sei também do acompanhamento que tem sido feito pelos advogados da CPT e do MST, muito competentes.

Pelas informações que tenho, eu sei que o direito, a lei, está do lado de vocês. A terra onde vocês estão é pública, da União, e por isso, tem que ser destinada de preferência para reforma agrária. Mas tem muita sujeira da parte dos fazendeiros para falsificar algumas coisas e facilitar a grilagem.

Tendo visitado o acampamento várias vezes antes de deixar o Brasil, eu estou certo da determinação e da coragem de vocês para segurar esta terra, que Deus lhes confiou para sustentar suas famílias e todos os meninos que estão aí. Terra que vale ouro, por causa da Vale que está pertinho, e dos fazendeiros que querem fazer lucro em cima dela.

Estou nesse momento me lembrando com muita emoção dos rostos de vocês, que encontrei quando estive aí. Fiquem firmes, unidos, confiantes, determinados, e não deixem esses fazendeiros se apropriarem da terra de vocês.

Viva o acampamento Frei Henri!
Juntos, todos, vamos vencer!
O acampamento tem que ficar de pé!