No RS, MST desocupa fazenda Tio Faustino em Eldorado do Sul

A desocupação foi definida após o superintendente regional do (Incra/RS) garantir em audiência que o processo de desapropriação da área está em andamento.

 

Reunião no Incra 1605.jpg

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

Famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deixaram a fazenda Tio Faustino, em Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre (RS) na noite desta segunda-feira (16).

A desocupação foi definida após o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), Roberto Ramos, garantir em audiência que o processo de desapropriação da área está em andamento.

Segundo Ramos, a fazenda, que tem em torno de 400 hectares, já foi vistoriada pelo Instituto em 2014, quando foi comprovada a sua improdutividade.

“Já foi constatada que a área não cumpre sua função social. Toda a fase administrativa já foi superada e todos os recursos interpostos foram indeferidos pelo Incra.

Agora, estamos fazendo o levantamento do valor de mercado do imóvel para podermos encaminhá-la ao Incra Nacional, com vistas à desapropriação para fins de Reforma Agrária”, explica Ramos.

De acordo com os Sem Terra, a área está abandonada há mais de oito anos. Ela foi ocupada na madrugada do dia 26 de abril, por cerca de 350 famílias de acampamentos da região Metropolitana de Porto Alegre.

No final da tarde da última sexta-feira (13), as famílias foram notificadas por oficial de justiça e Brigada Militar da reintegração de posse, que estava prevista para hoje.

 

8709e58f-e294-46c2-b43b-5693f0095fa2.jpg