Após despejo e ameaça da PM Sem Terra ocupam latifúndio na Bahia

A ocupação aconteceu após as famílias serem despejadas e ameaçadas pela Polícia Militar do Estado da Bahia.
0139a11f-2790-44e6-bc12-48617bee28e5.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Cerca de 110 famílias se somaram a mais trabalhadores organizados e, na madrugada desta quarta (18), ocuparam a fazenda Santa Maria, que pertence a empresa Banagro S/A Bandeirantes Agropecuária, de 4.134 hectares.

A ocupação aconteceu após as famílias serem despejadas e ameaçadas pela Polícia Militar do Estado da Bahia, na manhã da última terça-feira (17), da fazenda Caracol, localizada no município de Iuiu, na região do São Francisco.

A PM invadiu o acampamento em quatro viaturas e, mesmo com a liminar de despejo, fez ameaças aos trabalhadores obrigando-os a abandonar seus pertences antes do prazo de 24 horas expedido em liminar acabar.

Diante das ameaças, as famílias desocuparam a área. Além disso, Sebastião Costa – que se nomeia autointitula proprietário do local -, não possui nenhuma documentação da área em seu nome.

“Existe um processo de negligência política na documentação da fazenda e uma maquiagem, com o gado alugado, para afirmar que existe produção. Porém, 99% da área está improdutiva, abandonada”, destaca a direção do Movimento na região.

 

Ocupação Banagro

Assim que os trabalhadores chegaram ao latifúndio pertencente a empresa, foram ameaçados pelos funcionários da fazenda. Durante a noite diversos tiros de “advertência” foram ouvidos no local.

Para as famílias, existe uma prática histórica na região de violação dos direitos humanos. E a empresa Banagro, só comprova essa prática, burlando leis e usando a força para inibir a luta do povo.