MST intensifica mobilizações no Paraná

O objetivo das ações é denunciar a violência com que o governo do estado, na figura de Beto Richa (PSDB) e do secretario Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), vêm tratando a Reforma Agrária.
Foto_ Wellington Taques.jpg
Foto: Wellington Taques

 

Por Geani de Souza
Da Página do MST

Na manhã desta quinta-feira (19), integrantes do MST, trancaram cinco pontos, entre rodovias e pedágios do Paraná. O objetivo das ações é denunciar a violência com que o governo do estado, na figura de Beto Richa (PSDB) e do secretario Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni (PSDB), vêm tratando a Reforma Agrária.

As mobilizações começaram com a reintegração de posse da Fazenda Santa Maria, e se intensificaram na manhã de hoje em várias regiões do estado.

Segundo Diego Moreira, da coordenação estadual do MST no Paraná, um dos objetivos das ações também é denunciar para a sociedade o clima de tensão vivido no campo hoje, além de cobrar do governo estadual uma mesa de diálogo sobre os conflitos agrários no estado.

 

Foto_Dandara Sturmer.jpg
Foto: Dandara Sturmer

“Esperamos que o governador Beto Richa, assuma a condução política da Reforma Agrária em parceria com o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e com governo federal. Diálogo norteado pela busca de soluções para os conflitos agrários paranaenses”, reitera Moreira.

Permanecem fechadas as rodovias estaduais e federais de Tamarana, Nova Laranjeiras e Faxinal. Os pedágios que seguem com as cancelas abertas são em Arapongas e Mandaguari.

As mobilizações seguem com a orientação de se intensificarem nas próximas horas.“Não sairemos, enquanto o Governo do estado abra o dialogo e busque um plano para assentar as 10 mil famílias acampadas no Paraná”, afirma Diego.