Posto de Saúde é construído com recursos próprio por famílias Sem Terra

O início das obras aconteceu em meados de 2015 e foram finalizadas em junho de 2016. A estrutura física da Unidade conta com quatro cômodos e dois banheiros.
WhatsApp-Image-20160628.jpeg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Nesse último sábado (25) cerca 200 famílias realizaram um ato de inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) construída por trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra do Acampamento Edite Xavier, localizado no município de Alcobaça.

Durante o ato, a militante e educadora do campo Marizete Oliveira dos Santos, falecida no início do ano, foi homenageada pelos Sem Terra que deram seu nome a Unidade.

O início das obras aconteceu em meados de 2015 e foram finalizadas em junho de 2016. A estrutura física da Unidade conta com quatro cômodos e dois banheiros.

Saúde é qualidade de vida

De acordo com Maria Aparecida, coordenadora do acampamento, a construção do espaço é resultado do entendimento das famílias de que a saúde, compreendida como sinônimo de qualidade de vida, é uma das dimensões da Reforma Agrária Popular.

“Numa região afetada social, cultural, econômica e ambientalmente pelo agronegócio do eucalipto, da pecuária e da cana de açúcar, a luta pela Reforma Agrária Popular significa também pensar na saúde como boas condições de moradia, educação, alimentação e cultura”, disse Aparecida.

Já Carlos Roberto, da direção estadual do MST, acredita que o modo de produção do capital limita as instituições, além de apoiar as barreiras burocráticas que impedem a construção de processos que dignificam a vida dos trabalhadores. “Como lutadores, responsabilizamos e exigimos do estado mais qualidade de vida, mas não podemos esperar e depender de uma estrutura burocrática e capitalista”.

“As famílias construíram, mas de agora em diante o espaço será de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Alcobaça, que deverá mantê-lo funcionando com atendimentos e coletas de exames quinzenalmente, como foi prometido pelo prefeito”, concluiu Roberto.

Inicio do Edite Chavier (1).JPG

 

Acampamento Edite Xavier

O acampamento Edite Xavier é fruto da jornada nacional de luta das mulheres, realizado em março de 2012, contra o monocultivo do eucalipto que tem provocado o êxodo rural e a destruição do meio ambiente.

Na ocasião, mais de 1,2 mil mulheres ocuparam e montaram acampamento na fazenda Nova Esperança, que era utilizada pela empresa Suzano Papel e Celulose para plantação de eucalipto.

Atualmente, o acampamento possui 350 famílias e possui uma escola com 68 educandos, nas modalidades do ensino fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de produzir alimentos de maneira agroecológica para a região.

As famílias estão aguardando há quatro anos o resultado das negociações entre os governos estadual e federal com a empresa Suzano para destinação da fazenda à fins de Reforma Agrária.

Assim como a construção do posto, os Sem Terra afirmaram que apenas com luta, resistência e o protagonismo popular será possível conquistar e democratizar