Culinária da Terra oferece mais 80 comidas típicas de todas as regiões do país

Durante o Festival Nacional de Artes e Cultura da Reforma Agrária, em Belo Horizonte, 13 cozinhas trazem nos cardápios comidas típicas de cada região do país.

photo959441388816148406.jpg

 

Por Nelsina Gomes
Da Página do MST

Fotos: Pablo Vergara

Bobó de camarão, feijão tropeiro, acarajé, caldo de sururu, moqueca, arroz com pequi, pato no tucupi e Açaí com peixe. Esses são apenas algumas das opções de comida oferecidas na Feira Gastronômica Culinária da Terra, durante o Festival Nacional de Artes e Cultura da Reforma Agrária, em Belo Horizonte (MG).  

São 13 cozinhas que trazem nos cardápios comidas típicas de cada região do país. A paraense Quezia Maciel é uma das responsáveis pela barraca de seu estado. “Fazemos Peixe com Açaí, Pato no Tucupi, Galinha Caipira no Tucupi, Tacacá entre outros”, conta Quezia , que é apenas uma das 150 pessoas envolvida na Feira Gastronômica.

Maria Josué Chávez dos Santos (60) e sua filha Josiane Santos do Carmo (33), nos traz um pedacinho da culinária da raiz baiana e seu tradicional acarajé. Assentadas em Quati, no extremo sul da Bahia, há 32 anos que Dona Maria faz a típica comida de sua terra natal. Presente no festival, mãe e filha são responsáveis por trazer cheiros e cores para os que andam pela feira.

Ao todo, são mais de 80 pratos oferecidos no Festival, que acontece entre os dias 20 a 24 de julho, na Serraria Souza Pinto. Débora de Oliveira, moradora do bairro Padre Eustáquio, na capital mineira, comenta que veio prestigiar o evento, a após saborear algumas comidas, prometeu voltar neste domingo (24), no último dia do Festival, para saborear outros pratos. 

“Já provei diversos pratos e ainda tenho alguns na lista. A diversidade é incrível e não dá para comer todos em um só dia”, disse Débora. Na sua lista estão incluídos Moqueca, Pato no Tucupi, Tapioca e Tacacá. 

 

photo959441388816148404.jpg
Maria Josué Chávez e sua filha Josiane Santos

A sergipana Gilvânia Moura, que está vendendo Queijadinha, Bolo de Milho e Bolo de Macaxeira, diz que “as pessoas estão gostando muito do que trouxemos. Estamos vendendo muito, e quem experimenta algum prato volta para comer novamente”. 

Conheça os pratos presentes em cada estado na Culinária da Terra:

Pará
Pato no Tucupi, Tacacá, Maniçoba, Açaí com peixe

Bahia 
Acarajé, Caldo de Sururu, Moquecas diversas

Minas Gerais 

Feijão Tropeiro, Carne de sol com mandioca, pão de queijo

Espírito Santo
Bobó de Camarão, Caldo de Mandioca, Papa de milho verde/cural, Caldo Verde

Rio de Janeiro
Feijoada, torresmo com Aipim, Aipim frito com carne de sol

Goiás

Arroz com Pequi e frango caipira com Gueroba

São Paulo
Manjar, Cuscuz Paulista, Torta de Legumes, Bolo de frango.

Pernambuco
Macaxeira, Charque, Baião.

Sergipe
Queijadinha, Bolo de Milho, Bolo de Macaxeira.

Distrito Federal
Galinha com Pequi e Carne de Sol com Mandioca

Rio Grande do Sul
Arroz Carreteiro

Ceará
Tapiocas