Cidade da Lapa sediará 15ª Jornada de Agroecologia no Paraná

É a primeira vez que o município recebe o encontro. A pretensão é reunir aproximadamente três mil pessoas durante os quatro dias de atividade
Londrina_Foto Leandro Taques.jpg
Foto: Leandro Taques

De 27 a 30 de julho, o município da Lapa, região sul do Paraná, sediará pela primeira vez a 15ª edição da Jornada de Agroecologia.

A atividade que tem como lema, “Terra livre de transgênicos e sem Agrotóxicos, cuidando da Terra, cultivando Biodiversidade, colhendo Soberania Alimentar”, acontecerá no Parque de Exposições e Eventos da cidade, reunirá aproximadamente três mil pessoas durante os quatro dias.

A Jornada que é promovida por organizações e movimentos sociais do campo e da cidade reúne agricultores, estudantes, técnicos, pesquisadores, professores, e tem como objetivo construir de forma coletiva um Projeto Popular e Soberano para a agricultura, contra as empresas transnacionais do agronegócio.

Para a edição deste ano está prevista a ida de 45 ônibus do Paraná, além de caravanas de outros estados e de países da América Latina.

Na programação haverá conferências com Leonardo Boff, Teólogo e escritor, João Pedro Stédile, economista e membro da coordenação nacional do MST, além da realização de 40 oficinas de trocas de experiência, seminários, depoimentos que expressam a construção de um projeto popular de sociedade, na dimensão da educação, produção, cultura, resgate e cultivo de sementes, entre outros.

As noites serão completas de apresentações artísticas com o Clube da Viola, da Lapa, Fandango Caiçara, de Paranaguá, Alohabana, Carlos Ferraz e Forró de Rabéca, de Curitiba, entre outras manifestações.

Além disso, a Jornada terá a exposição do “Túnel do Tempo: 100 anos da Guerra do Contestado”, e a “Feira de Sementes e Produtos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar e Camponesa”. Ambos abertos ao público em geral.
 

Créditos Comunicação da Jornada de Agroecologia (1).jpg
Foto: Comunicação da Jornada de Agroecologia

Histórico

No ano de 2002, na cidade de Ponta Grossa se estabeleceu uma ampla coalizão de Movimentos Populares do Campo e Organizações da Agricultura Familiar dando início as Jornadas de Agroecologia, uma ação inédita e popular de caráter massivo, denúncia e contraponto ao agronegócio, estudo, socialização da prática e da experiência agroecológica e camponesa.

Realizadas ao longo de mais de uma década, as jornadas anuais passaram a representar a síntese do processo de construção da agroecologia e embate ao agronegócio, se consolidando como uma escola popular e camponesa permanente, renovada ao longo de cada ano, atingindo seu auge nos quatro dias de encontro.

As Jornadas configuram-se como um espaço de estudo, mobilização e troca de experiências, de distribuição de sementes e alimentos, pautando o debate da importância do alimento saudável, da reforma agrária, da proteção do meio ambiente, da valorização da cultura camponesa, da viabilidade da produção familiar e ecológica.

Ainda que as Jornadas de Agroecologia tenham nascido e se mantenham realizadas em municípios do Paraná, elas atingem uma abrangência internacional em seus aspectos de participação e alcance político.
Veja programação completa e participe: www.jornadaagroecologia.com.br