No PA, jovens Sem Terra participam de escola de formação

A escola regional é o primeiro processo voltado para a formação política de militantes do MST.

WhatsApp Image 2016-08-03 at 09.57.14.jpeg

 

Por Antônio Carlos Luz
Da Página do MST

 

A escola de formação aconteceu no período de 18/07 a 02/08 no Centro de Estudos e Formação em Agriecologia e Cultura Cabana (Cefac), localizado no assentamento Luis Carlos Prestes, município de Irituia. Participaram 32 jovens de diversos municípios da região Nordeste paraense.

A escola regional é o primeiro processo voltado para a formação política de militantes do MST. Depois deste processo, os jovens participam de uma escola estadual. Ambos tem a responsabilidade de ajudar na formação e engajamento de outros jovens na vida cotidiana do movimento.

Participaram jovens dos assendamentos Paulo Fonteles, Abril Vermelho, Luís Carlos Prestes e dos acampamentos Terra Cabana, Carlos Marighuella e Quintino Lira.

“Sabemos que um povo sem consciência crítica é um povo dominado. Para o MST a juventude tem uma importância ímpar,  pois dela vem a rebeldia que nos faz caminhar. Portanto, ter uma juventude com consciência crítica é fundamental para o movimento Sem Terra”, afirma Jane Cabral da direção estadual do MST.

O curso segue a metodologia do estudo e trabalho. Às 6:00 os jovens já estão de pé e às 7:45 iniciam os estudos em núcleos e base. Das 8:00 às 16:00 os estudos são realizados em plenárias e, a partir das 16:15 são realizados os trabalhos produtivos nos lotes das famílias. Como fruto desse trabalho, foi construído um minhocário feito pelos próprios jovens sem terra.

 

WhatsApp Image 2016-08-03 at 09.57.15.jpeg

À noite aconteceram cinema da terra e fóruns de debates. Oficinas de percussão, Teatro do Oprimido, artes visuais e musicalização também fizeram parte da programação.

A turma adotou o nome de Luís Beltrame, falecido no último dia dia 26 de Julho. Seu Luís era poeta e  militante mais velho do MST e dedicou maior parte da vida à luta do movimento.

“Sabemos da importância que tem nossa militância para o movimento. Seu Luís foi exemplo de dedicação e luta por reforma agrária e por isso fizemos esta bela homenagem à ele, finaliza Jane Cabral.

 

WhatsApp Image 2016-08-03 at 09.57.17.jpeg

 

 

*Editado por Rafael Soriano