Curso de Direito Agrário da UFG realiza simpósio em Santa Helena

Entre os temas que estão sendo debatidos, Organização Criminosa e Criminalização dos Movimentos Sociais e Democratização do Poder Judiciário

 

Por Maisa Lima
Da Página do MST 

 

Começou nesta terça-feira (30), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena de Goiás – distante 207 quilômetros de Goiânia (GO) -, o simpósio de pesquisa e extensão Questão Agrária – Luta por Direitos e Justiça. O evento prossegue até amanhã (31).

O simpósio é promovido pelo curso de Direito Agrário que a Universidade Federal de Goiás (UFG) mantém na cidade de Goiás, que fica a 270 quilômetros de Santa Helena e a 142 de Goiânia. Esse curso foi criado no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de Reforma Agrária. Seus alunos e alunas são provenientes de assentamentos da Reforma Agrária.

O primeiro dia foi destinado às atividades dos grupos de trabalho, sendo que à noite acontecerá a primeira Mesa, que vai debater o tema Direitos Trabalhistas e Previdenciários.

Já nesta quarta-feira (31), a programação começará com a Mesa sobre Questão Ambiental, às 8 horas; seguida pela Mesa sobre Democratização do Poder Judiciário. O simpósio será encerrado às 14 horas, com o debate sobre Organização Criminosa e Criminalização dos Movimentos Sociais.

Não é por acaso. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) tem sofrido, em Goiás, tentativas constantes de criminalização. Desde abril deste ano, dois sem-terra estão presos por razões relacionadas à ocupação de uma parte da Usina Santa Helena. São eles: Luiz Batista Borges e José Valdir Misnerovicz. Mais dois membros do movimento estão exilados. A absurda acusação é que os militantes, ao lutarem por reforma agrária, estão participando de uma organização criminosa.

 

WhatsApp Image 2016-08-30 at 17.22.31.jpeg