MST realiza a I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária

Evento acontece dias 1,2 e 3 de setembro na Praça Costa Pereira, com alimentos e outros produtos dos assentamentos capixabas, além de programação cultural e debates.

 

 

Da Página do MST

 

Trazer para a cidade alimentos das áreas de assentamentos é um dos objetivos da I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária, que será realizada nos dias 1, 2 e 3/09 na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.

Seguindo o modelo que se espalha pelo Brasil, o evento é organizado pelo MST-ES e inclui, além do comércio de alimentos, outros produtos oriundos dos assentamentos de Reforma Agrária, como artesanatos, plantas ornamentais, medicinais, entre outras.

Dentro da programação serão realizados debates de temas como os danos do uso de agrotóxicos e os benefícios da agroecologia na construção da soberania alimentar e como alternativa saudável e com melhor resultado socioambiental.

Na programação cultural haverá diversas atrações com destaque para: Chapéu de Palha, Regional da Nair, Roda de Samba, Hip-Hop, Teatro do Oprimido e Roda de Capoeira.

A Reforma Agrária é uma das principais políticas para a promoção da melhoria da qualidade de vida, combate às desigualdades sociais, protege o meio ambiente e consolida a construção de novos valores. Dessa forma, os assentamentos rurais são um importante instrumento no resgate e ressignificação dos valores de acesso e cuidado com a terra.

No Espírito Santo, existem 89 assentamentos rurais, sendo que 62 são organizados pelo MST, num total de 2786 famílias assentadas em mais de 31 mil hectares de terras, que antes improdutivas agora cumprem sua função social.

A I Feira Capixaba de Produtos da Reforma Agrária conta com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAG, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Licenciatura em Educação do Campo.

Confira a programação completa:

 

horario222.png
Legenda

 

*Editado por Rafael Soriano