MST realiza Encontro de Educadores na região Sul da Bahia

​De acordo com os organizadores do encontro, o fortalecimento do quadro formativo é de extrema importância em resposta ao que se propõe pelo Estado
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Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

 

Seguindo o calendário estadual e nacional de atividades em torno da formação política dos educadores e educadoras da Reforma Agrária, o MST no estado da Bahia realizou entre os dias 1 e 3/9 o Encontro de Educadores da Regional Sul, no Assentamento Terra Vista, em Arataca.

Com o objetivo de garantir o debate sobre a identidade camponesa, a reorganização do setor de educação em frentes de atuação e o estudo específico da pedagogia do MST, o encontro abordou alguns temas, como a conjuntura e os desafios da educação do Campo e os saberes e fazeres da educação e da pedagogia do MST no contexto regional.

A  principal ideia apontada no encontro foi o fortalecimento da Educação Continuada – projeto iniciado em setembro de 2015 -, com os educadores e educadoras que atuam no Centro Integrado Florestan Fernandes e no Centro Estadual de Educação Profissionalizante do Campo Milton Santos.

Além disso, visando a construção de uma identidade popular entorno das pautas educacionais do campo, bem como a unidade entre os povos no fortalecimento das lutas, as atividades contaram com a participação de Indígenas Tupinambá da Serra do Padeiro e de comunidades circunvizinhas.

Uma escola do povo e com o povo

“Como estreitar os laços e construir uma escola do povo e com o povo?”, foi uma das perguntas norteadoras do debate entorno da Educação Continuada, que contou com a participação do Departamento de Educação Campus X – DEDC X UNEB, de Teixeira de Freitas, através das docentes Maria Nalva Araújo e Luzeni Carvalho.

Alguns eixos de estudos ajudaram a mediar todo espaço, dentre eles: a retomada dos conceitos básicos em educação do campo e da pedagogia do MST; a organização do trabalho pedagógico, articulando o debate sobre a importância e as estratégias para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP); e a educação do campo na relação com a comunidade.

De acordo com os organizadores do encontro, o fortalecimento do quadro formativo, levando em consideração a concepção ideológica inserida nos movimentos e organizações populares, é de extrema importância em resposta ao que se propõe pelo Estado, no campo da educação formativa e informativa dentro das escolas do campo.

 

*Editado por Maura Silva