RS se prepara para o 18º Encontro Estadual dos Sem Terrinha

Evento será realizado de 10 a 12 de outubro, no município de Santa Maria

 

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST
Foto: Leandro Molina

 

Cerca de 700 crianças do Rio Grande do Sul participam de 10 a 12 de outubro do 18º Encontro Estadual dos Sem Terrinha. O evento é promovido pelo setor de Educação do MST e este ano será realizado no município de Santa Maria, na região Centro do Estado, com o lema &”39;Alimentação saudável: um direito de todos&”39;.

Conforme a educadora Diana Daros, trabalhar a temática da alimentação saudável com as crianças corresponde a uma decisão política do MST de produzir e oferecer alimentos livres de venenos para a população. “Nós também estamos debatendo e construindo essa referência de produção orgânica e agroecológica nas escolas, onde já está em curso a Jornada Nacional da Alimentação Saudável”, complementa.

O evento terá sua abertura oficial na próxima segunda-feira (10), a partir das 13h30, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Na sequência, será feito um estudo sobre a soberania alimentar. Já na terça-feira (11), haverá marcha e entrega de pauta ao Ministério Público Federal para reivindicar o aumento do recuso destinado à merenda escolar. Hoje, o valor repassado pela União é de R$ 0,30 ao dia por criança. Além disso, segundo Diana, os Sem Terrinha exigirão diversidade e valorização de produtos orgânicos e agroecológicos na alimentação escolar.

Exposição e doação de alimentos

O encontro também contará com exposição de fotografias, maquetes, artesanatos e alimentos livres de venenos. Todos os itens são construídos e produzidos em áreas de assentamentos, acampamentos e escolas do MST. Os alimentos serão utilizados para preparar as refeições numa cozinha coletiva, que servirá todas as crianças.

A produção das famílias do MST, como o arroz agroecológico e panifícios, também serão doados ao Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), indígenas e catadores da cidade.

Programação

Segunda-feira, 10
13h30 – Abertura oficial
14 horas – Estudo sobre a alimentação saudável e soberania alimentar
17 horas – Visita à mostra de produção
20 horas – Apresentação cultural e formação de educadores

Terça-feira, 11
8h30 – Mística; marcha e doações de alimentos ao Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC), indígenas e catadores
13h30 – Apresentação artística das escolas e oficinas
20 horas – Baile dos Sem Terrinha (Grupo Cultivando a Tradição Mirim)

Quarta-feira, 12
8 horas – Encerramento e confraternização

 

 

*Editado por Rafael Soriano