Com luta e brincadeiras Sem Terrinha iniciam jornada em Alagoas

No Alto Sertão do estado, cerca de 150 Sem Terrinhas dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária realizaram uma marcha no centro da cidade

 

WhatsApp Image 2016-10-11 at 08.11.47.jpeg

 

Por Gustavo Marinho 
Da Página do MST

No Alto Sertão de Alagoas, no município do Inhapi, cerca de 150 Sem Terrinhas dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária da região realizaram na última terça-feira (11), uma marcha no centro da cidade. 

Com músicas, palavras de ordem e diversos cartazes, as crianças foram até a Secretaria de Educação do município onde pautaram melhorias na educação do campo no município além de apresentar o projeto “Alimentação Saudável é um Direito de Todos”, que propõe atividades em torno do debate da produção de alimentos livres de veneno e a vida da população no campo e na cidade.

A atividade marcou o início da Jornada Sem Terrinha em Alagoas, momento em que as crianças Sem Terra mobilizam-se em torno de suas pautas e necessidades específicas. A Jornada acontece em todo o país protagonizada pelas próprias crianças durante o mês de outubro.

WhatsApp Image 2016-10-11 at 08.12.21.jpeg

Durante a marcha os Sem Terrinhas também puxaram palavras de ordem contra o governo ilegítimo de Michel Temer, em coro, o “Fora Temer” tomava as ruas da cidade com as crianças que traziam em seus cartazes a defesa dos direitos da classe trabalhadora e das denúncias do golpe.

“Fizemos uma marcha na cidade e o povo ficava olhando pra gente, mas não tivemos vergonha, estávamos em luta”, relatou Jaiany de Freitas, de 9 anos, do Assentamento Frei Damião. “Depois da marcha a gente ainda brincou e se divertiu muito”.

Depois da mobilização nas ruas e na Secretaria de Educação do Inhapi, os Sem Terrinhas concentraram-se com muita mística e animação no ginásio de esportes da cidade, onde participaram de diversas atividades, brincadeiras e distribuição de brinquedos.

“Esse é um importante momento para o conjunto do MST. A Jornada é resultado de um processo de organização e debate com as nossas crianças que, nas ruas expressam a luta pelo direito de serem reconhecidas no campo como sujeito de sua própria história”, destacou Silvânia Soares, do Setor de Educação do MST em Alagoas.

Além da mobilização na cidade do Inhapi, os Sem Terrinha realizaram um dia de atividades pedagógicas em torno do debate da alimentação saudável no Assentamento Maria Bonita, no município de Delmiro Gouveia. Cerca de 100 crianças participaram das brincadeiras, jogos e gincana debatendo a produção de alimentos livres de veneno para a população.

Em Alagoas, ainda estão previstas atividades em mais três regiões do estado com as crianças, que seguem até o final do mês de outubro.

*Editado por Iris Pacheco