Vigília reúne cerca de 700 pessoas em nove cidades goianas

A vigília se deu em torno da expectativa do julgamento, pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), do habeas corpus dos presos políticos militantes da Reforma Agrária

 

Por Maisa Lima
Da Página do MST

Cerca de 700 pessoas participaram, nesta terça-feira (18), da vigília pela libertação dos presos políticos do MST em Goiás.

A mobilização alcançou, além de Goiânia, as cidades de Rio Verde, Jataí, Crixás, Mozarlândia, Formosa, Goiás, Catalão e Ipameri, com o importante apoio de organizações como o Movimento Camponês Popular (MCP), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e outras entidades associadas ao Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduíno.

A vigília se deu em torno da expectativa do julgamento, pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ), do habeas corpus dos presos políticos militantes da Reforma Agrária: Valdir Misnerovicz e Luiz Batista Borges – encarcerados há quase seis meses – e Natalino de Jesus e Diessyka Lorena, exilados.

Ao final, o STJ definiu por unanimidade conceder habeas corpus para Valdir. Os ministros avaliaram que não há justificativa técnico-jurídica para a manutenção da prisão durante o trâmite do processo e rejeitaram o enquadramento de movimentos populares na lei de organização criminosa, uma vitória importantíssima.

Confira aqui a nota do MST 

O MST mantém a continuidade da luta pela libertação dos presos políticos Luiz Batista e Lázaro Pereira, que seguem encarcerados. Não iremos esmorecer enquanto não conquistarmos a liberdade para todos os presos políticos da Reforma Agrária. 

Saiba mais sobre a Campanha Nacional e  Internacional de Liberdade dos presos da Reforma Agrária do estado de Goiás

*Editado por Iris Pacheco