Estudantes de Ciências Sociais debatem agroecologia durante Feira na UFRN

Estudantes da turma Rosa Luxemburgo montaram um estande com a temática “Feira Agroecológica: Produzir Alimentos Saudáveis é Defender a Vida”
14711130_1080093365445765_952688361498346062_o.jpg
Círculo de debate no estande da turma de Ciências Sociais Rosa Luxemburgo.

Por Setor de Comunicação do MST no Pernambuco
Da Página do MST

 

Durante a 1º Feria da Reforma Agrária, realizada entre os dias 19 e 21/10, no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, os estudantes de Ciências Sociais da turma Rosa Luxemburgo, do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), montaram um estande com a temática “Feira Agroecológica: Produzir Alimentos Saudáveis é Defender a Vida”.

As atividades fazem parte da Semana de Ciências Tecnologia e Cultura (CIENTEC), que este ano trouxe o tema “Nós no Planeta”, apresentando diversas atrações culturais e amostras de banners das produções acadêmicas. 

Debates

Ao ocupar o espaço da Feira com o tema da agroecologia e da produção de alimentos saudáveis, a turma trabalhou a questão agrária no Brasil, violência no campo, as relações de gênero e diversidade, com a proposta de apresentar o MST aos visitantes e promover o intercâmbio de conhecimento com a comunidade acadêmica.

No debate sobre gênero, o estande da turma contou com a participação das docentes e militantes do MST, Mirla Cisne e Kelli Maforte, que trabalharam a construção do Feminismo Camponês e Popular como instrumento de luta e reafirmação de um projeto político para classe trabalhadora. 

Nesse sentido, a professora e doutora em antropologia, Elisete Schwade, contribuiu com o espaço discutindo diversidade.

Troca de saberes

Garantindo a realização de um intercâmbio entre os debates e a sociedade, estudantes da Escola Municipal Ulisses de Góes visitaram o espaço. Já durante a Semana de Ciências o Levante Popular da juventude promoveu oficinas de agitação e propaganda. 

Figuras públicas como a senadora Fátima Bezerrado (PT) e o poeta Roberto Paulo Varela também marcaram presença no estante. Além disso, o evento contou com a contribuição da professora e doutora Ilena Felipe e do professor doutor Cesar Sanson que ajudaram no processo de organização das atividades. 

Para o MST, cerca de 20 mil pessoas visitaram por dia o espaço da Feira, garantindo o sucesso e sua projeção para os próximos anos. 

*Editado por Wesley Lima