Sem Terrinhas se mobilizam por alimentação saudável em Viamão, no RS

Encontro envolveu três escolas do município e pautou práticas agroecológicas que são realizadas no Assentamento Filhos de Sepé
unnamed (3).jpg
Sem Terrinhas discutem práticas de alimentação saudável. Fotos: Coptec

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

 

Cerca de 350 crianças Sem Terra participaram, na última semana, do Encontro dos Sem Terrinhas de Viamão, na região Metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Assentamento Filhos de Sepé, com objetivo de fomentar a prática da alimentação saudável.

 

Conforme a assistente social da Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (Coptec), Camila Santos, o evento, organizado com o apoio das famílias camponesas, reuniu crianças das Escola Estadual Rui Barbosa e Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, onde estudam os Sem Terrinhas do assentamento, além da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Karaí Nhe´e Katu.

 

Durante o encontro foram realizadas dinâmicas, apresentação do grupo Palhaços em Rebeldia, do Acampamento do MST Dom Tomás Balduíno, localizado no trevo de acesso à Charqueadas, e formação sobre o tema da alimentação saudável.

 

“Com o apoio da Coptec mostramos às crianças como essa questão está inserida no assentamento, que hoje é referência em produção agroecológica. Elas entenderam um pouco mais sobre o que representa o lugar onde vivem e a importância que ele tem na produção de alimentos saudáveis”, explica Camila.

 

unnamed (1).jpg
Crianças também participam de oficinas

Os Sem Terrinhas de Viamão também participaram de apresentações artísticas e de oficinas sobre agroecologia, violão, percussão, pintura, contação de histórias, arte com semente, capoeira, xadrez e palhaçaria.

 

Encontro Estadual

 

O Encontro dos Sem Terrinhas de Viamão aconteceu após o 18º Encontro Estadual dos Sem Terrinhas do RS, realizado de 10 a 12 de outubro, em Santa Maria, no Centro do estado. O evento teve como lema “Alimentação Saudável: um direito de todos”, e envolveu cerca de 700 crianças de acampamentos e assentamentos do MST.

 

*Editado por Solange Engelmann