Encontro dos Sem Terrinha encerra com ato na secretaria de educação em Curitiba

As crianças cobram a continuidade do Termo de Cooperação Técnica e Financeira (Convênio) entre a SEED e a ACAP, que atende educandos da educação infantil ao médio

 

PR.jpeg

Da Página do MST

O terceiro e último dia do 12º Encontro Estadual dos Sem Terrinhas, que acontece na capital paranaense desde terça-feira (8), iniciará com um ato na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED), na manhã desta quinta-feira (10).

As 700 crianças cobram a continuidade do Termo de Cooperação Técnica e Financeira (Convênio) entre a SEED e a ACAP (Associação de Cooperação Agrícola e Reforma Agrária do Paraná – uma associação civil sem fins lucrativos), que atende cerca de 1950 educandos da educação infantil ao médio das 12 Escolas Itinerantes no estado. O convênio garante entre outras coisas, o pagamento dos professores e funcionários administrativos.

PR3.jpeg

Além disso, os Sem Terrinhas exigem que a Secretaria garanta, junto com outros órgãos responsáveis, a construção das 19 escolas nos Assentamentos, a solução dos problemas com transporte escolar e as estradas.

As crianças também denunciam o fechamento de escolas no campo. Segundo dados do senso escolar, em 2000 o Paraná contava com 3.043 escolas localizadas no campo, em 2014, o número passou a ser de 1.472.

As atividades continuarão a partir do meio-dia na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, seguido de um passeio pelo Zoológico Municipal. Depois disso as crianças retornam para casa.