28 times disputarão fase final do 8º Campeonato Estadual da Reforma Agrária

O evento será realizado neste sábado, no setor D do Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, região Metropolitana de Porto Alegre

 

Da Página do MST

Nos dias 19 e 20 de novembro, o MST promove a etapa final do 8º Campeonato Estadual da Reforma Agrária, no Rio Grande do Sul. O evento será realizado no setor D do Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, região Metropolitana de Porto Alegre.

As fases regionais do torneio de futebol sete começaram em agosto e foram concluídas neste mês. Nesta etapa final, 28 times disputarão nas categorias Masculino Força Livre, Feminino e Veterano. Todos os times são formados por militantes orgânicos do MST, que estão diretamente inseridos em acampamentos e assentamentos. O ato de abertura oficial acontece neste sábado, às 9h30. À noite também haverá baile da Reforma Agrária na sede comunitária do assentamento.

O campeonato contará com árbitros profissionais. O time que conquistar o primeiro lugar será premiado com o troféu do 8º Campeonato Estadual da Reforma Agrária. Já os demais participantes receberão medalhas e/ou troféus alusivos ao seu posicionamento no torneio.

De acordo Cedenir de Oliveira, da direção estadual do MST, cerca de mil pessoas são esperadas para o evento, que é um momento de integração entre as famílias Sem Terra e também integra o projeto de Reforma Agrária Popular.

“O futebol faz parte da cultura brasileira e estimula a participação dos jovens e das comunidades. Nossa proposta de Reforma Agrária Popular também se desenvolve nesse sentido porque vai além da organização da produção nas áreas de assentamentos. Ela garante espaços de vivência e recriação que envolvam as famílias em torno do esporte, saúde, educação, cultura, entre outras questões”, explica.

Histórico do Campeonato

O primeiro Campeonato Estadual da Reforma Agrária foi realizado em 2005, e a segunda edição em 2009. O torneio também aconteceu em 2010, 2011, 2012, 2014 e 2015, contemplando todas as regiões do estado.
As edições finais anteriores foram realizadas em assentamentos nos municípios de Piratini, Candiota, Charqueadas, Tupanciretã, Santana do Livramento e Joia.