Sem Terra inauguram escola e iniciam atividades com Curso Técnico em Agroecologia

Com o apoio e a contribuição de diversas representações públicas da região foi possível iniciar as aulas
_MG_2228.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

A simbologia da resistência e conquista coletiva da terra estiveram presentes na noite desta última segunda-feira (21) durante a inauguração da Escola Estadual Chico Mendes, localizada no Pré Assentamento Vale da Conquista, em Sobradinho, região norte da Bahia.

Crianças, jovens, adultos e idosos estiveram presentes na comemoração desta conquista, onde foi relembrada as diversas lutas realizadas em defesa da educação do campo e da construção da Escola dentro da comunidade. Nesse sentido, inúmeras canções possibilitaram cada trabalhador e trabalhadora Sem Terra a refletirem sobre a importância das lutas populares para o conjunto da classe trabalhadora.

Até então, a Escola disponibilizará o curso Técnico em Agroecologia e Agropecuária, tendo cerca 40 estudantes pré matriculados da própria comunidade, de localidades circunvizinhas e pequenos distritos da região.

O curso implantado foi concebido a partir do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), tendo como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação do trabalho manual versos o intelectual. Assumindo assim, o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante.

_MG_2261.jpg

Pensando nisso, Jovanildo de Jesus, da direção estadual do MST, destacou: “só o conhecimento liberta”.

“Temos um contexto histórico de travamento das pautas em torno do fortalecimento e qualificação da educação do campo. Hoje, ocupamos esta escola com nossas foices e facões, iniciando as aulas para pressionar os órgãos competentes à agilizar os processos burocráticos existentes”, afirmou.

Há quase um ano as obras de construção da escola foram finalizadas, porém, a estrutura estava ociosa, sem funcionamento. Foi a partir disso, que o MST articulou junto a Secretaria de Educação do município de Sobradinho e o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) o início das atividades, tendo em vista, que o número de estudantes pré matriculados estava caindo.

Com o apoio e a contribuição de diversas representações públicas da região, dentre elas, o vereador Tiano Felix (PT), a secretária de educação Dulcilene Kastering e Dinoelma Moura, da coordenação geral CETEP, foi possível iniciar as aulas com um quadro de professores do próprio MST.

_MG_2475.jpg

Tiano, em sua fala, afirmou que as atividades de construção da escola e a intervenção de instituições governamentais sinalizam que o Estado tem a educação como uma prioridade, mesmo diante da PEC 55, que pretende congelar os gastos da educação e outros serviços sociais em 20 anos.

“Aqui nós temos a certeza que a educação é o pilar do desenvolvimento, pois ao mudar a mente a gente muda o mundo e o MST tem nos ensinado isso”, explicou o vereador.

Já Dinoelma, acredita que a iniciativa é importante pois a educação não é pensar no hoje, mas sim no futuro com o ideal de construir um mundo melhor.

A Escola é a 2º da região a oferecer esse tipo de ensino profissionalizante e pretende atender cerca de 333 famílias que residem no pré assentamento, mais os moradores de comunidades e município vizinhos. As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 18:30 às 22 horas, até o recesso de dezembro e retorna as atividades em fevereiro de 2017.