Uma história que não pode ser escrita com palavras…

João Pedro Stédile: Perdemos a Fidel. Ganhamos uma historia de exemplos e de sabedoria.

 

Por João Pedro Stedile

 

São Paulo, 26 novembro 2016.

 

Perdemos a Fidel. Ganhamos uma historia de exemplos e de sabedoria.

A historia de Fidel é  indescritível, não  podemos  descrever  apenas com palavras. Então gostaria apenas de dar  um testemunho.

Ele usou  toda sua sabedora, conhecimentos, liderança  e dedicação para construir ao longo de 60 anos, um povo unido e organizado, que se transformou  imbatível, enfrentando as forças econômicas e militares mais poderosas do século XX: o capital dos Estados Unidos.

Durante todos esses anos, o povo soube enfrentar as piores adversidades, seja da natureza, nos seus furacões, vendavais e nas perdas de colheita. Enfrentou um bloqueio econômico inaceitável. Enfrentou uma  guerra permanente, inclusive com uma invasão militar em 1961 na Bahia dos porcos.

Enfrentaram as dificuldades de uma sociedade com limites na produção de bens materiais, uma herança colonial de extrema  desigualdade, do trabalho escravo, da monocultura da cana e da subserviência cultural.

Enfrentaram os piores momentos de um pais periférico, dependente da geopolítica mundial.

Venceram todas as batalhas.

Construiram uma sociedade que busca intensamente a igualdade de  direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.

Derrotaram a ignorância e se transformaram o pais de maior índice de escolaridade do mundo.

Produziram uma medicina preventiva, humanitária e solidária que enviou mais de 60 mil médicos a quase todos países do mundo, superando todos os países e organismos internacionais juntos. E nos enviaram 14 mil médicos para que 44 milhões de brasileiros pudessem conhecer pela primeira vez atendimento médico preventivo e de qualidade.

Foram sempre, solidários, com todos os povos de mundo que lutaram contra a opressão e exploração, sobretudo na América latina e na África.

Nosso movimento, MST,  recebeu a solidariedade permanente e o apoio do povo cubano, com suas escolas técnicas, na sua Escola latino-americana de medicina (Elam), aonde se formaram centenas de jovens pobres brasileiros. Recebeu a experiência e o metodo de alfabetização de adultos (Eu sim posso!). Construimos juntos as articulações internacionais de movimentos,Via campesina,  ALBA, Encontro mundial com o Papa,etc, com os camponeses cubanos, da ANAP e seus técnicos de agroecologia da ACTAF, com a CTC, o Centro Luther King etc. Mas sobretudo aprendemos muito com seu exemplo de luta e de persistência.

Participamos ativamente com o povo cubano da campanha anti-ALCA e contra o domínio do império sobre a América latina.

E Fidel foi sempre o organizador e inspirador de todo povo.

Não cabe aqui, agora ficar enaltecendo as qualidades pessoais dessa figura ímpar, de estadista, sábio  e estrategista político.

Queria apenas reforçar para nossa militância, o seu exemplo, em dois aspectos fundamentais d a vida. O amor ao estudo. Fidel foi um propagandista  permanente da importância do estudo, do conhecimento científico, da educação libertadora. Estudou sempre, desde jovem ate seus últimos dias. Afirmava sempre, “Só conhecimento liberta verdadeiramente as pessoas!”  Repetindo a seu  inspirador Jose Martí.

Esteve sempre junto, com seu povo, em todos os momentos sendo o primeiro da fila, em todas as situações de dificuldades: na guerra, na organização da produção e do conhecimento. Não mediu esforços e deu exemplo do espírito de sacrifício.

Fidel foi um homem genial, por suas ideias e sua coerência.

Nos deixou um legado fantástico, como exemplo a seguir.

Viva Fidel!  Fidel  viverá para sempre!

 

 

*Editado por Rafael Soriano