Abraço ao Rio Gravataí marca território livre de pulverização aérea

O objetivo é chamar atenção para a Área de Preservação Ambiental Banhado Grande, que por recomendação do Ministério Público tem parte de seu território livre de pulverização área.

Foto Leandro Molina 2.jpg

 

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST

 

O Comitê Gaúcho da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida e a Frente Parlamentar em Defesa da Alimentação Saudável convidam para o ‘Abraço ao Rio Gravataí’. A atividade acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 9 horas, no Passo dos Negros em Gravataí – Rua Alcides Ferreira, 1567 – na região Metropolitana de Porto Alegre.

O objetivo é chamar atenção para a Área de Preservação Ambiental (APA) Banhado Grande, que por recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Sul tem parte de seu território livre de pulverização área.

A recomendação do MP é fruto do acúmulo de problemas causados ao meio ambiente no Banhado Grande, principalmente pelo uso indiscriminado de veneno em lavouras próximas da área de preservação, que além de contaminar e inutilizar as águas compromete a biodiversidade do Rio Gravataí. O Banhado Grande é o quarto território que já tem proibição de pulverização aérea no estado.

“A medida ocorre principalmente em função da deriva, que é quando o agrotóxico pulverizado por avião não atinge o local específico e provoca danos em lavouras vizinhas”, explica o promotor de justiça Eduardo Coral Viegas, responsável pela recomendação de proibição.

O acordo estabelecido em agosto de 2016, entre a Promotoria Regional Ambiental da Bacia Hidrográfica do Gravataí, FEPAM e entidades que representam os grandes produtores de arroz, prevê proibição de pulverização por um período de dois anos num trecho delimitado. A partir de 2018, o Conselho da Área de Preservação do Banhado Grande deverá ter um plano de manejo que vai determinar a continuidade da proibição, com possibilidade de aumento do perímetro sem voos de avião.

“Está provado que a pulverização indiscriminada de veneno não se restringe ao local sobrevoado, espalhando-se e chegando diretamente à população. Precisamos somar esforços para um novo modelo de agricultura que preserve o ambiente, respeite os consumidores e garanta aos agricultores novas técnicas de produção para que não morram antes do tempo”, avalia o deputado estadual Edegar Pretto, coordenador da Frente Parlamentar da Alimentação Saudável e autor de projetos sobre o tema que tramitam na Assembleia Legislativa, um deles para proibir a pulverização aérea em todo o Rio Grande do Sul.

Estudos indicam que cerca de 70% do agrotóxico aplicado por avião não atinge o alvo, ou seja, o produto vai para áreas vizinhas como plantações orgânicas de assentamentos da reforma agrária, casas, escolas e fontes de água que abastecem as cidades da região Metropolitana de Porto Alegre.

“A proibição da pulverização aérea na bacia do Gravataí é a conquista de um importante espaço livre de veneno, que será referência para todo o estado. Isso vai impactar diretamente na melhoria da produção orgânica dos assentamentos e gerar benefícios aos consumidores”, avalia Salete Carollo, assentada do MST.

O Rio Gravataí tem uma extensão de 39 km e suas águas são responsáveis pelo abastecimento de 1,2 milhão de pessoas. Porém, a asfixia do rio pela concentração de poluição representa perigo para a saúde da população e meio ambiente.

É preciso uma mudança cultural, e entendemos que a proibição da pulverização vai contribuir para a recuperação da biodiversidade e o aumento da produção orgânica dentro da área do Banhado. Isso vai influir diretamente na saúde das pessoas”, conclui Sérgio Cardoso, coordenador do Projeto Rio Limpo de Gravataí.

O ‘Abraço ao Rio Gravataí’ também marca o Dia Mundial de Luta contra os Agrotóxicos, celebrado no dia 3 de dezembro.

Contexto e sujeitos da luta

A APA do Banhado Grande, criada em 1988, ocupa 2/3 da bacia hidrográfica do Rio Gravataí. Tem 136.935 hectares e está presente nos municípios de Glorinha, Gravataí, Viamão e Santo Antônio da Patrulha. A APA foi criada com o intuito de proteger os banhados que formam o rio Gravataí, além de contribuir para a proteção dos ecossistemas naturais.

A Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida foi criada para sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos causam à saúde humana e ao meio ambiente. Ela envolve, nacionalmente, mais de 100 organizações.

A Frente Parlamentar da Alimentação Saudável tem como objetivo ampliar o debate e promover avanços em políticas públicas de proteção aos consumidores e ao meio ambiente, principalmente no que diz respeito a novas leis em defesa da agricultura familiar e da produção saudável de alimentos.

SERVIÇO:

O quê? Abraço ao Rio Gravataí – território livre de pulverização aérea
Quando? Sexta-feira, 2 de dezembro, às 9 horas
Onde? Gravataí – localidade de Passo dos Negros, rua Alcides Ferreira, 1567.

 

 

*Editado por Rafael Soriano