Stédile vai a Cuba representar o MST no funeral de Fidel Castro

A cerimônia de cremação está agendada para este domingo (4) de dezembro, às 7h, no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba

 

 

Da Página do MST 

 

João Pedro Stédile da coordenação nacional do MST, vai participar das homenagens finais ao líder revolucionário Fidel Castro, morto no último sábado, aos 90 anos.  

A morte de Fidel foi confirmada por seu irmão, Raúl Castro, atual presidente de Cuba, em um pronunciamento oficial na TV cubana, às 1h29 (horário de Brasília) no último dia 26 de novembro e, desde então, milhares de cubanos têm saído ás ruas para homenagear o líder da revolução cubana. 

A cerimônia de cremação está agendada para este domingo (4) de dezembro, às 7h, no cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba. 

Em nota, o MST ressaltou a importância do legado de Fidel para as gerações futuras.

“A história se encarregará de fazer com que a lacuna que se abre nessa data será sempre mais larga e profunda. Fidel fará sempre, e cada vez mais, falta junto a todas e a todos que ousam sonhar e lutar por uma humanidade que se encontre, plenamente, com os ideais do humanismo, da democracia, da justiça social e da fraternidade, os ideais de uma humanidade socialista.

O papel do individuo na história Fidel o preencheu com a de um Comandante Revolucionário: sábio, incansável, forte e humano. Com a maestria que caracteriza os que entram para a história por seus ideais altruístas,  Fidel soube conduzir o Povo Cubano a andar de cabeça erguida, digno, altivo, ciente que é portador da esperança de uma nova sociedade para a humanidade.  Juntos, Comandante e Povo, descobriram que a Revolução é cotidiana”.

A cerimônia de despedida também contará com outros representantes do Brasil. O Instituto Lula divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (1º) na qual informou que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff viajarão a Cuba neste fim de semana para participar das homenagens a Fidel Castro.