Cooperativas do MST estruturam comercialização de seus alimentos no RS

Por meio de cessão de uso, caminhões-baú ajudarão as famílias a levar sua produção às cidades
44489645-b0d8-45ae-b67b-03e30639df58.jpg

 

Da Página do MST 

 

Para que os alimentos saudáveis da reforma agrária cheguem à mesa dos consumidores na cidade é preciso de incentivos para a comercialização. Visando atender em partes esta necessidade, 25 cooperativas fundadas por famílias do MST no Rio Grande do Sul devem receber nos próximos dias um caminhão-baú cada.

Conforme Adelar Pretto, presidente da Cooperativa Central dos Assentamentos do RS (Coceargs), os caminhões têm capacidade para 5,5 toneladas de alimentos e foram adquiridos com recursos do Orçamento de 2014 do extinto Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), ainda no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff.

“Os veículos serão fundamentais para impulsionar a comercialização da produção orgânica dos assentamentos, já que as famílias de forma cooperada fazem feiras na cidade e estão inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explica Pretto.

O repasse dos veículos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) aos prefeitos e representantes de 25 municípios foi realizada na última sexta-feira (2), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região Metropolitana de Porto Alegre. Agora, as prefeituras vão entregar os caminhões às cooperativas do MST por meio de cessão de uso.

Municípios contemplados

As cooperativas contempladas com os caminhões estão localizadas em assentamentos nos municípios de Aceguá, Canguçu, Capela de Santana, Charqueadas, Eldorado do Sul, Esmeralda, Herval, Hulha Negra, Itacurubi, Joia, Júlio de Castilhos, Manoel Viana, Nova Santa Rita, Pedras Altas, Piratini, Pontão, Sananduva, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Miguel das Missões, Tapes, Tupanciretã, Vacaria e Viamão.