Feira Estadual da Reforma Agrária começa nessa segunda no Largo da Carioca

Serão comercializados em torno de 150 toneladas de alimentos com variedades de produtos vindos de vários assentamentos

 

Da Página do MST 

Entre os dias 05, 06 e 07 de dezembro será realizada a VIII Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. Este é um evento de exposição e comercialização de produtos da Agricultura Familiar Camponesa dos Assentamentos da Reforma Agrária.

Serão comercializados em torno de 150 toneladas de alimentos com variedades de produtos vindos de vários assentamentos. Cerca de 130 agricultores do Rio de Janeiro e 20 representações dos demais estados do sudeste do Brasil estarão presentes divulgando as produções das cooperativas.

A feira trará diversidade de produtos como variedades de arroz, suco de uva integral, frutas, polpas de frutas, feijão vermelho e de corda, legumes, verduras, produtos derivados de cana-de-açúcar (açúcar mascavo, melado, rapadura), ervas medicinal,  fitoterápicos e fitocosméticos. A agroecologia é um dos princípios, por isso, parte da produção que vem dos assentamentos são agroecológicos ou estão em transição.  

A programação também conta com shows, intervenções culturais, seminários e oficinas com temas como: agrotóxicos e impactos na saúde humana e soberania alimentar, oficina produção de fitoterápicos, fitocosméticos entre outros.

Histórico

A Feira foi batizada com o nome “Cícero Guedes” em 2013, em homenagem ao agricultor e militante do MST assassinado por pistoleiros no dia 25 de janeiro de 2013, nas proximidades da Usina Cambahyba, no Município de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.

Além de uma grande liderança na luta pela Reforma Agrária, Cícero Guedes era considerado uma referência em conhecimento agroecológico, por conta das técnicas agrícolas sustentáveis que utilizava no Assentamento Zumbi dos Palmares,  tendo sido também um importante colaborador de vários projetos de pesquisa e de extensão da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes vira Lei

A partir do ano passado a feira se tornou evento oficial do município. A lei 5.999/2015 de iniciativa do deputado Renato Cinco, “Reconhece como de interesse Cultural e Social para o Rio de Janeiro a Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes.