Vimos, ouvimos, sentimos e gritamos: viva el Comandante Fidel!

Para Adelar Pizetta, Fidel é um exemplo de ousadia, coragem e persistência, coerente até as últimas consequências.

 

 

Por Adelar Pizetta
Da Página do MST

 

“Bolívar lanzó una estrella, que junto a Martí brillo, Fidel la dignifico …”.

Consternado com a notícia que chega na voz potente do Presidente Raul Castro, é impossível conter a emoção. Recordo-me de um tempo em que tive a oportunidade de viver, ouvir parte dos ensinamentos, lendo os escritos, ouvindo discursos, observando a práxis revolucionária, internacionalista e socialista de um povo e de um dirigente com coragem e competência para enfrentar o imperialismo.

Passadas mais de duas décadas daquela experiência, modestamente quero deixar meu testemunho, sabendo que indivíduo e sociedade se produzem histórica e mutuamente. Não vacilo em afirmar que:

Fidel foi, é e sempre será um Gigante mundial que reuniu em si uma série de qualidades que estão dispersas nos sujeitos da revolução cubana. Foi um homem de alta estatura que esteve à frente do seu tempo, por isso, suas ideias e seu exemplo se eternizam nas gerações futuras. Um homem de palavras e ações que continuam a ecoar nas montanhas, nos campos e nas cidades.

Fidel foi, é e sempre será um fazedor da história que soube herdar os ideais e lutas heroicas de seus antecessores e conduzir com ousadia e inteligência os passos seguintes que o levaram ao triunfo já antes tentado. E ao conquistar soube organizar a defesa e a resistência de todo um povo que sempre esteve disposto ao: Comandante, ordena-me!

Fidel foi, é e sempre será um homem de batalhas tanto nas trincheiras dos difíceis enfrentamentos na Sierra Maestra com o fuzil em punho, como à frente das tropas na Bahia dos Porcos, como na batalha de ideias que logrou vencer os ataques e investidas imperialistas. É um exemplo de ousadia, coragem e persistência, coerente até as últimas consequências.

Fidel foi, é e sempre será um homem de paixão, de amor, de ternura, extremamente honesto e solidário com o povo cubano e de todo o mundo, que sofrem algum tipo de injustiça e discriminação. Amado, respeitado e referência para os revolucionários em todos os continentes.

Fidel foi, é e sempre será um construtor de processos, de ideias, de projetos, de sonhos na luta pela independência, pela liberdade, pela conquista/construção do socialismo. Sempre foi o primeiro a cumprir as tarefas da revolução. Antes de convocar e desafiar o povo, fazia, mostrava o caminho e instigava a marcha que se espalhava por todos os rincões da Ilha. Um povo organizado e consciente é uma muralha invencível! Ele o sabia.

Fidel foi um educador, um estudioso, um homem que acreditou na ideia de que um povo só é livre quando se torna um povo culto. Formou milhões de consciências revolucionárias e socialistas e demonstrou, reafirmou a necessidade da formação de quadros.

Fidel foi um trabalhador incansável. Durante toda a sua vida não descansou e deu tudo de si para a revolução. Foi um estrategista sábio, criativo e persistente. Afirmou que o trabalho e o estudo são dois aspectos essenciais para a formação do indivíduo, indispensáveis para a saúde do corpo e da mente, requisitos imprescindíveis para levar adiante a Revolução.

O Legado de Fidel é a sua própria VIDA. Este já não pertence só ao povo Cubano, mas, a todos os que se levantam e lutam pela independência, soberania e decidem a construir a revolução e o socialismo em pleno século XXI.

Fidel não morreu, apenas mudou de lugar e por isso será como uma estrela que irá iluminar os caminhos dos lutadores nesses momentos complexos e difíceis das lutas de classes. Parafraseando o próprio Comandante, se queremos saber como devem ser os revolucionários do século XXI, sem nenhum tipo de vacilação podemos dizer: Que sejam como Fidel!

Pátria o Muerte!

Viva o comandante eterno Fidel Castro!

 

 

*Editado por Rafael Soriano