MST do RS repudia ataque do governo Sartori contra a comunicação pública no estado

Sartori quer acabar com um conjunto de fundações, incluindo a Fundação Piratini, e com isso entregar o patrimônio dos gaúchos às empresas privadas e eliminar direitos trabalhistas

 

Dá Página do MST 

A Comunicação Pública do Rio Grande do Sul entrou na lista de desmontes do governador José Ivo Sartori (PMDB). No último dia 21 de novembro, cinegrafistas e repórteres da TVE cobriram ao vivo o anúncio do pacotão do governo que propõe a extinção da Fundação Piratini, a qual detém a TVE e a rádio FM Cultura. A medida é justificada pela gestão peemedebista para enfrentar a crise financeira. Se aprovada na Assembleia Legislativa, vai resultar na demissão de 241 funcionários públicos.

 

O MST/RS divulga nota repudiando veementemente qualquer ataque à comunicação pública, democrática e de qualidade, e em solidariedade aos trabalhadores que serão diretamente afetados por essa medida desastrosa de desmonte e privatização do Estado do atual governo.

Confira abaixo a íntegra:

Nota de apoio aos trabalhadores da TVE e rádio FM Cultura

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul manifesta seu apoio incondicional aos funcionários da TVE e Rádio FM Cultura, que estão mobilizados contra o pacote de medidas encaminhadas pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) à Assembleia Legislativa.

 

Sartori quer acabar com um conjunto de fundações, incluindo a Fundação Piratini, e com isso entregar o patrimônio dos gaúchos às empresas privadas e eliminar direitos trabalhistas.

Nós, acampados e assentados da Reforma Agrária, compreendemos que a nossa luta não deve ser somente pelo acesso à terra e melhores condições de vida no campo, mas também pela democratização do acesso aos meios de comunicação e o fim dos monopólios midiáticos, que hoje são controlados por menos de dez famílias oligarcas e grupos de políticos no Brasil.

Defendemos ainda a implementação de um sistema público de comunicação no país, onde todos os grupos sociais, povos e culturas tenham voz e vez no debate de ideias, de maneira igualitária e democrática, com acesso à expressão nos diversos canais de comunicação.

 

É por compreender a importância da TVE e FM Cultura para a formação de uma sociedade cidadã e o fortalecimento da comunicação pública na democracia que queremos para o país, que nos solidarizamos com os trabalhadores das diversas categorias e repudiamos veementemente a proposta do governo estadual de extinguir a Fundação Piratini.

Porto Alegre, 14 de dezembro de 2016.