Assentamento em SC inaugura frigorífico de aves

Por Fabio Reis
Da Página do MST
Cerca de 60 famílias moradoras do assentamento Conquista na Fronteira de Dionísio Cerqueira, Santa Catarina, comemoraram no último sábado (17), a inauguração das novas instalações do frigorífico de aves instalado dentro do assentamento.
O local terá a capacidade de abater 100 toneladas de carne de ave por dia, gerando cerca de 95 empregos diretos e mais de 600 indiretos.
Participaram do evento de inauguração deputados da cidade, o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Carsoso Rittes, a prefeita de Flor da Serra do Sul Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além de moradores locais.

Vilson Santin, dirigente nacional do MST relata que, desde o início da construção do assentamento o debate acerca da organização e produção era feito.
“Hoje somos umas das referências em nível nacional com relação a assistência técnica e organização de cooperativas e, isso não foi por acaso, é fruto de um grande esforço e de um longo planejamento. Seja por parte das famílias assentadas, seja pelos amigos e amigas que sempre nos apoiaram”, diz Santin.
O deputado estadual, Dirceu Dresch, falou sobre a importância de investimentos como esse para o desenvolvimento das famílias que resistem na terra.
“Muitas dessas pessoas poderiam estar exercendo outra profissão, mas não, preferem ficar no campo, isso porque gostam e sentem-se bem em produzir o alimento saudável. Isso é uma dádiva especialmente nesse momento em que pensamos projetos que trate o meio ambiente e livre a mesa dos brasileiros de agrotóxicos, afirmou Dresch.