Assentamento em SC inaugura frigorífico de aves

O local terá a capacidade de abater 100 toneladas de carne de ave por dia, gerando cerca de 95 empregos diretos e mais de 600 indiretos
19122016_041204_1 (1).jpg

 

Por Fabio Reis 
Da Página do MST

 

Cerca de 60 famílias moradoras do assentamento Conquista na Fronteira de Dionísio Cerqueira, Santa Catarina, comemoraram no último sábado (17), a inauguração das novas instalações do frigorífico de aves instalado dentro do assentamento.

O local terá a capacidade de abater 100 toneladas de carne de ave por dia, gerando cerca de 95 empregos diretos e mais de 600 indiretos.

Participaram do evento de inauguração deputados da cidade, o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Carsoso Rittes, a prefeita de Flor da Serra do Sul  Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além de moradores locais.

19122016_041246_23.jpg

Vilson Santin, dirigente nacional do MST relata que, desde o início da construção do assentamento o debate acerca da organização e produção era feito.

“Hoje somos umas das referências em nível nacional com relação a assistência técnica e organização de cooperativas e, isso não foi por acaso, é fruto de um grande esforço e de um longo planejamento. Seja por parte das famílias assentadas, seja pelos amigos e amigas que sempre nos apoiaram”, diz Santin.

O deputado estadual, Dirceu Dresch, falou sobre a  importância de investimentos como esse para o desenvolvimento das famílias que resistem na terra.

“Muitas dessas pessoas poderiam estar exercendo outra profissão, mas não, preferem ficar no campo, isso porque gostam e sentem-se bem em produzir o alimento saudável. Isso é uma dádiva especialmente nesse momento em que pensamos projetos que trate o meio ambiente e livre a mesa dos brasileiros de agrotóxicos, afirmou Dresch.