MST debate os desafios na luta pela Reforma Agrária Popular em Alagoas

“2017 será um ano desafiador, mas que não irá desanimar as lutadoras e lutadores da Reforma Agrária Popular. Permaneceremos atentos, organizados e mobilizados"

 

IMG_3458.JPG
Sem Terra de todo o estado de Alagoas estiveram reunidos por três dias para discutir e planejar o próximo período.

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST 

Cerca de 500 Sem Terra de todas as regiões de Alagoas estiveram reunidos no 25º Encontro Estadual do MST, entre os dias 20 a 23 de dezembro de 2016, no Clube Lindóya, na cidade de Satuba. 

Durante os dias de encontro, toda a militância do Movimento no estado participaram de diversas atividades de debate e planejamento, a partir dos desafios apontados para a luta e a construção da Reforma Agrária Popular.

De acordo com Margarida da Silva, da direção nacional do MST, o momento é de organização, resistência e luta para enfrentar os ataques à classe trabalhadora. 

“Vivemos uma conjuntura extremamente difícil para o povo brasileiro, que enfrenta diversos retrocessos nos direitos no campo e na cidade. É fundamental que possamos analisar o momento para coletivamente, traçarmos um planejamento para a organização e a luta na defesa de vida digna para o povo.”

Margarida destacou ainda que a diversidade de representação no encontro possibilita qualificar essa análise. ”Temos uma representação da dimensão do nosso Movimento: homens, mulheres, jovens e crianças de todos os nossos assentamentos e acampamentos em Alagoas, que estão dispostos a debater as nossas tarefas e desafios deste momento político que estamos”. 

A abertura do evento ocorreu na manhã do dia 20 e reuniu uma representação ampla de lideranças de movimentos populares, religiosos, amigos e amigas do MST em Alagoas. O Encontro seguiu sua programação com debate da conjuntura política, econômica e agrária, passando pelos desafios do movimento no estado e um dia dedicado ao balanço do ano de 2016 e planejamento para o ano seguinte.

A programação contou também com a 3ª Assembleia Estadual da Juventude Sem Terra, com cerca de 150 jovens dos diversos assentamentos e acampamentos, no debate dos desafios da juventude no campo e das suas tarefas na construção da Reforma Agrária Popular.

IMG_3469.JPG
Em 2017, o MST completa 30 anos de lutas e história em Alagoas.

Assim como a juventude, as mulheres Sem Terra realizaram sua assembleia estadual, onde socializaram as experiências organizativas e produtivas das camponesas no estado, além de planejarem as lutas e ações para 2017 protagonizadas pelas trabalhadoras rurais na defesa dos direitos sociais e da Reforma Agrária. Paralela à assembleia das mulheres, todos os homens presentes no Encontro reuniram-se para um debate sobre as relações de gênero, onde expuseram suas experiências e desafiaram-se no enraizamento do debate ao conjunto do Movimento.

Outros dois momentos também fizeram parte do processo formativo e celebrativo do 25º Encontro Estadual, a exibição do filme “Lua em Sagitário”, lançado em setembro de 2016, com cenas gravadas em áreas de assentamento e acampamento no Sul do Brasil, dirigido por Marcia Paraíso, que reuniu todo o encontro no Cinema na Terra. Além da Festa da Colheita, onde os delegados e delegadas do encontro celebraram a fartura da produção de alimentos saudáveis, apontando os desafios na organização da produção nos assentamentos e festejando a harmonia com a natureza e a cultura camponesa.

“2017 será um ano desafiador, mas que não irá desanimar as lutadoras e lutadores da Reforma Agrária Popular. Permaneceremos atentos, organizados e mobilizados de ponta a ponta de Alagoas, não daremos sossego aos que ousarem desafiar a força do povo organizado”, afirmou Margarida. “Vamos comemorar 30 anos de história do MST em Alagoas em 2017 e essa comemoração vai ser do jeito que nós sabemos fazer muito bem: com muita luta!”

*Editado por Iris Pacheco