MST celebra 30 anos do Setor Educação realizando 5ª turma do Curso Nacional de Pedagogia no Estado

O objetivo é reunir militantes e educadores para aprofundar conhecimentos em torno do Projeto Educativo do MST e celebrar os 30 anos do Setor de Educação do Movimento
elvany-mst-6.jpg

 

Por Elvany Lopes
Do Sindiupes

 

Até o dia 30 de janeiro acontecem no Centro de Formação Maria Olinda (CEFORMA), no município de São Mateus, norte do Espírito Santo, as atividades da 5ª Turma do Curso Nacional de Pedagogia do Movimento Sem Terra MST.

O curso contou com a participação de 224 pessoas de 16 estados, (AL, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PI, PR, RN, RJ, RS, SP e BA), em sua maioria educadores e educadoras que atuam em escolas de Assentamentos e Acampamentos, estudantes e militantes de outros setores da organização.

O objetivo é reunir militantes e educadores para aprofundar conhecimentos em torno do Projeto Educativo do MST e celebrar os 30 anos do Setor de Educação do Movimento.

Historicamente, o estado do Espírito Santo é emblemático nesse processo formativo, pois foi neste estado que se realizou o I Seminário Nacional de Educação do Movimento abordando o Tema: “O que queremos com as escolas dos assentamentos/acampamentos”.

A partir daí, houve a formação do Coletivo Nacional de Educação do MST em 1987. Assim, os sujeitos Sem Terra estão reunidos na V Turma de Pedagogia do MST para o estudo e reflexão das práticas políticas e pedagógicas, no intuito de fortalecer a Pedagogia do MST e impulsionar a luta da classe trabalhadora. O curso iniciou-se no dia 16.

elvany-mst-8.jpg