Nova turma de técnicos em cooperativismo prepara jovens para a organização dos assentamentos

Oriundos de oito estados do país, os noventa estudantes irão realizar o curso técnico concomitante com o ensino médio

 

7ed1ebea-6d55-4947-9be2-ee5b9d45c3e0.jpg
Jovens assentados e acampados em áreas de Reforma Agrária em momento de estudos. 

Por Antonio Kanova 
Da Página do MST 

Jovens assentados e acampados em áreas de reforma agrária iniciaram nesta quarta-feira (08), a 16ª turma do Curso Técnico em Cooperativismo (TAC), no Instituto de Educação Josué de Castro (IEJC), em Veranópolis, Rio Grande do Sul.

Oriundos de oito estados do país, os noventa estudantes irão realizar o curso técnico concomitante com o ensino médio. A capacitação profissional visa a formação de gestores de cooperativas e associações, assim como da organização social dos assentamentos.

O curso acontece em parceria com INCRA/PRONERA. Durante 3 anos os educandos vão alternar entre tempo escola e tempo comunidade onde podem aplicar os conhecimentos adquiridos na áreas de assentamento. 

O IEJC ao longo dos seus 21 anos de escola formou 13 turmas. O Instituto tem como objetivo incentivar e promover a cooperação nos assentamentos de Reforma Agrária, criando cooperativas que possam ajudar a avançar na produção e comercialização dos produtos de Reforma Agrária. 

No final do mês de março a escola fará a formatura da 14ª turma de técnicos em cooperativismo. Ao todo, 42 formandos em técnicos em cooperativismo retornarão para as áreas de assentamentos em diversos locais do país. 

Editado por Iris Pacheco