Grande Jornada de Lutas das mulheres paraibanas

Mais de 4 mil mulheres ocuparam a capital do estado, João Pessoa, contra a reforma da Previdência e em defesa das bandeiras históricas do movimento feminista.

IMG_5500 8M Dia internacional da mulher João Pessoa, PB. fto Thais Peregrino.JPG

 

Por Thais Peregrino
Da Página do MST

 

Na Paraíba, as mulheres do MST realizam uma grande Jornada de Lutas no dia 8 de Março. Pela manhã, cerca de 1300 camponesas se uniram a outras três mil mulheres de 60 organizações e movimentos populares da Frente Brasil Popular e ocuparam as ruas do centro da capital paraibana, João Pessoa, contra a reforma da Previdência proposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer. À tarde, as mulheres seguiram em marcha e ocuparam a sede do Incra, onde levantaram suas vozes contra privattização das terras dos assentamentos da Reforma Agrária. 

O ato foi marcado por intervenções artísticas e falas que expressaram as pautas históricas do movimento feminista, como o direito ao próprio corpo, contra a cultura do estupro, pela legalização do aborto, pelo fim das diversas formas de violência praticadas contra as mulheres, contra a lesbofobia, o machismo e o racismo.

As manifestações do dia 8 de Março na Paraíba integraram a Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Sem Terra e atenderam ao chamado internacional de Greve Geral das Mulheres.

Além das atividades na capital, as camponesas paraibanas também participaram de atos nas cidades de Patos, Cajazeiras e Alagoa Nova.

 

*Editado por Leonardo Fernandes