Unidas e despertas, mulheres protagonizam Jornada de Lutas em Cuiabá

Em todo o estado do Mato Grosso, camponesas, quilombolas, indígenas e trabalhadoras da cidade se uniram contra o governo de Michel Temer neste 8M.

DSC00133.JPG

 

Por Catarina Lima
Da Página do MST

 

No dia 8 de Março, cerca de 600 mulheres, provenientes de várias regiões do estado de Mato Grosso, entre agricultoras dos assentamentos do MST, mulheres das comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, sindicalistas e trabalhadoras urbanas, realizaram uma caminhada em protesto contra o governo golpista de Michel Temer, que ataca os direitos conquistados pelas trabalhadoras e trabalhadores do Brasil.

Durante a caminhada pelas ruas do centro de Cuiabá, foi realizada uma ação de panfletagem para informar a população sobre os perigos da reforma da Previdência. Elas denunciaram que o projeto desconstrói toda a luta do povo camponês e prejudica especialmente às mulheres, pois iguala a idade de aposentadoria entre os sexos, ignora as condições de trabalho no campo e contribui para o aumento da desigualdade. 

As mulheres lutadoras dessa Jornada também se posicionaram contra a aprovação da Medida Provisória 759/2016, que trata da regulamentação fundiária urbana e rural. Segundo elas, a medida acaba com a perspectiva da luta pela democratização da terra, privatiza os assentamentos, retira direitos e criminaliza os movimentos sociais.

A marcha seguiu até a sede do INSS, onde foi realizado um ato de ocupação do prédio, com palavras de ordem, muita animação e as tradicionais místicas do movimento. Também foi protocolado um documento junto à instituição, no qual as mulheres trabalhadoras denunciam e repudiam os desmandos do governo Temer. 

Logo após o ato, as agricultoras em marcha retornaram ao ginásio Quilombo, dando continuidade à programação do 8 de Março, e enfatizando que a luta das mulheres é e será permanente.

“Estamos Todas Despertas! Contra o Capital e o Agronegócio. Nenhum Direito a Menos!”

 

*Editado por Leonardo Fernandes