Cavalgada Entre Amigos mobiliza Santo Amaro no recôncavo baiano

Com o apoio de diversos movimentos e organizações sociais da cidade, como sindicatos e associações, o MST avalia que a cavalgada proporcionou um salto de qualidade na luta política local
c6830fd8-42ca-4457-a342-80109ec29baf.jpg

 

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Com o objetivo de ampliar o debate da Reforma Agrária e fortalecer a unidade entre os trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, o MST realizou neste último sábado (25) a 1º Cavalgada Entre Amigos com a participação de 300 pessoas.

O evento foi organizado pelas famílias do Assentamento Paulo Cunha, em Santo Amaro, que aproveitaram a ocasião para comemorar a inauguração de 22 km de estradas, a implementação do programa “Energia Para Todos” e o início da construção das casas na comunidade.

Além disso, foi entregue um trator e um kit de implementos agrícolas às famílias com o objetivo de desenvolver, ainda mais, a produção já existente na localidade.

A cavalgada saiu as 14 horas do assentamento e percorreu o centro da cidade, em direção a Igreja da Purificação, onde foi realizada uma oração. Em seguida, retornaram ao assentamento para um Ato Político com a participação do deputado federal Valmir Assunção (PT) e o estadual Jacó (PT).

De acordo com Leonice Rocha, do MST, a cavalgada em si é uma grande conquista pois garantiu não apenas um espaço de confraternização, mas também, tem ajudado na construção da aliança entre o campo e a cidade, já que foi possível reunir vaqueiramas de toda região. “Mas importante ainda foi a troca de saberes”, enfatizou.

Sobre as conquistas, Rocha explicou que muitas coisas vão mudar na vida das famílias a partir da entrega, por exemplo, da mecanização agrícola. “Nós vamos avançar no processo produção e no escoamento dos produtos, o que nos dá uma ejeção de ânimo para que nas próximas lutas possamos ter uma energia há mais para seguirmos”, finalizou.

Com o apoio de diversos movimentos e organizações sociais da cidade, como sindicatos e associações, o MST avalia que a cavalgada proporcionou um salto de qualidade na luta política local.