MST realiza curso de formação em Comunicação Popular na Bahia

As atividades contarão com a participação de 30 jovens comunicadores populares, em sua grande maioria do MST, que atuam no coletivo de comunicação em dez regiões da Bahia
32698347853_ef2b565596_k.jpg

 

Da Página do MST

O Coletivo de Comunicação do MST na Bahia realiza de 10 a 15/4 o Curso de Comunicação Popular Rádio Rebelde, que acontecerá no Assentamento Terra Vista, em Arataca, no sul do Estado, com o objetivo de aprofundar o debate em torno da democratização da comunicação e pautar, junto a diversos movimentos e organizações populares, a construção de um novo projeto de comunicação para o país.

As atividades contarão com a participação de 30 jovens comunicadores populares, em sua grande maioria do MST, que atuam no coletivo de comunicação em dez regiões da Bahia.

O Movimento acredita que o curso será mais um instrumento de formação política e técnica dos trabalhadores e trabalhadoras. Para isso, alguns temas apontam a necessidade de se romper com a perspectiva monopolizadora das mídias de massa e construir um modelo voltado aos interesses da classe trabalhadora.

“Isso nos coloca diversos desafios, um deles é o de aprofundar teoricamente o debate acerca da comunicação nos marcos do capital e os mecanismos utilizados para transformar a ‘linguagem’ em mercadoria”, explicou Wesley Lima, do coletivo de comunicação.

O curso pretende ainda, capacitar tecnicamente os participantes nas linguagens textuais, radiofônicas e no campo do audiovisual, com uma programação vinculada ao debate conceitual sobre o processo de luta no campo da batalha das ideias, tendo o Estado como uma estrutura mantenedora de uma ordem social burguesa e a comunicação de massa como um aparelho que legitima a dominação e exploração do capital.

Rádio Rebelde

Emissora criada por Che Guevara e Fidel Castro, a Rádio Rebelde de Cuba completou 58 anos de resistência e ocupação do latifúndio do ar no dia 24 de fevereiro. A partir dessa história e compreendendo a importância da comunicação nas estratégias revolucionárias em todo mundo, o MST homenageia a Rádio Rebelde dando seu nome ao curso, buscando inspiração nessa experiência, que foi o pivô da luta popular e base para as diversas experiências de mídias alternativas construídas no estado da Bahia.